domingo, 29 de setembro de 2013

4 GRANDES ESCRITORES QUE LUTARAM EM GUERRAS


Encarar uma guerra antes de se tornar um autor famoso não foi um privilégio de J.R.R.Tolkien ou de C.S. Lewis  – muito pelo contrário. Vários outros escritores tiveram a má sorte de precisar passar pelos campos de batalha antes de deixarem seus nomes da história. Por outros motivos, ainda bem.

Abaixo, você confere uma lista dos autores que tiveram suas vidas marcadas pela guerra:


J.D. Salinger
Conflito: A Segunda Guerra Mundial

Muitos creditam o tom angustiante de sua obra ao sofrimento pós-guerra.
O autor do Apanhador do Campo de Centeio desembarcou na Normandia em pleno Dia D junto ao exercito americano para enfrentar os nazistas. Ele era soldado, mas também atuou como correspondente de guerra para um jornal dos Estados Unidos. Mais tarde, Salinger foi para Paris junto com as tropas dos aliados, logo após o fim da ocupação alemã.
Ele já tinha escrito alguns contos antes de participar das batalhas, mas sua grande obra foi escrita apenas depois de sua participação no conflito militar, em 1951.


George Orwell
Conflito: Guerra Civil Espanhola

O Sr. Orwell, que participou de dois grandes conflitos militares
Eric Arthur Blair, que ficou famoso com o pseudônimo de George Orwell, lutou junto ao Partido Operário contra a opressão do ditador espanhol Francisco Franco, durante a Guerra Civil Espanhola.
Durante as batalhas, foi ferido por uma bala que atingiu seu pescoço, danificando as cordas vocais, o que o deixaria com a voz ligeiramente aguda pelo resto de sua vida.
Sua experiência no conflito foi relatada no livro “Homenage to Catalonia”.
Na década seguinte voltou a participar da Segunda Guerra Mundial, dessa vez como correspondente para a BBC.


Antoine de Saint-Exupéry
Conflito: A Segunda Guerra Mundial

Saint-Exúpery participou da guerra como piloto
O pai do Pequeno Príncipe era piloto da força aérea francesa. Na época do conflito ele tinha pouco mais de 40 anos, e muitos dizem que sofria com constantes dores no corpo, causadas por algumas fraturas que sofreu durante a batalha.
No último dia de julho de 1941 ele foi designado para recolher informações sobre a movimentação das tropas alemãs sobrevoando as proximidades do Vale do Ródano. Saint-Exupéry nunca mais foi visto com vida.
Alguns acreditam que ele tenha sido atacado pelos oponentes, outros dizem que poderia se tratar de suicídio, já que o autor estava muito desiludido com os rumos da guerra.


Ernest Hemingway
Conflito: Primeira Guerra Mundial

Hemingway se recupera das feridas da guerra, em 1918, na Itália
Dispensado do exército por causa de problemas na visão, Hemingway acabou garantindo sua participação na primeira grande guerra ao se voluntariar para a Cruz Vermelha.
Ele chegou a ser atingido por estilhaços e passou um período hospitalizado por causa de problemas nas pernas.

Hemingway era um incansável, e não se contentou em participar apenas de um conflito: em 1937 cobriu a Guerra Civil Espanhola, inicialmente como jornalista. Mais tarde ele se juntaria aos Republicanos. O escritor também chegou a enfrentar os nazistas nos anos 1940, durante a Segunda Guerra Mundial. Sobre sua experiência, escreveu Sobre suas guerras: “Adeus às Armas” e “Por Quem os Sinos Dobram”.

Nenhum comentário: