O Quatro de outubro é o Dia dos Animais, a mesma data em que se festeja o dia de São Francisco de Assis. E não é coincidência, pois esse santo é o protetor dos animais. Ele sempre se referia aos bichos como irmãos: irmão fera, irmã leoa.
São Francisco de Assis também amava as plantas e toda a natureza: irmão sol, irmã lua... São expressões comuns na fala do santo, um dos mais populares até os nossos dias.
Nascido na cidade de Assis, em 1182, Francisco (quando ainda não era santo) tentou ser comerciante, mas não teve sucesso. Nas cruzadas, lutou pela fé, mas com objetivos individuais de se destacar e alcançar glórias e vitórias.
Até que um dia, segundo contam livros com a história de sua vida, Francisco recebeu um chamado de Deus, largou tudo e passou a viver como errante, sem destino e maltrapilho. Desde então, adotou um estilo de vida baseado na pobreza, na simplicidade de vida e no amor total a todas as criaturas.
Em Guamaré as festividades encerraram hoje, com uma procissão que saiu da Rua Rio Miassaba, de frente o Cruzeiro, onde será erguida a Igreja de São Francisco até a residência de Chico de Isabel, um devoto fervoroso que deu início a todas estas festividades católicas no decorrer de muitos anos. As celebrações foram feitas pelo Padre Gutemberg, pároco local e teve a presença maciça da população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário