domingo, 8 de abril de 2012

GOOGLE REVELA PROJECT GLASS: OS ÓCULOS FUTURÍSTICOS DE REALIDADE AUMENTADA



A Google revelou um projeto chamado "Project Glass", que se encaixa muito bem naquele tipo de tecnologia que você até então acreditava ser coisa de filmes de ficção, mas agora não sabe se fica muito empolgado ou com medo do futuro próximo.
O Project Glass é um óculos que utiliza a realidade aumentada, colocando no seu campo de visão diversos recursos que hoje precisamos do smartphone para realizar, como ver notificações, navegar pelos mapas, atender chamadas, entre outros. Veja o vídeo liberado no Google+ para entender melhor.
O projeto está sendo desenvolvido no laboratório do Google[x] e tem a sua frente três especialistas de diferentes área de atuação. Babak Parviz é professor da Universidade de Washington e já realizou trabalhos com lentes de contos inteligente; Steve Lee trabalha com o Google Latitude e novos serviços baseados no histórico dos usuários; e Sebastian Thrun, professor da Universidade de Stanford e parte da equipe que desenvolveu o carro autônomo do Google.
O Project Glass ainda está no início do seu desenvolvimento. Portanto, por mais que você queira se sentir como Tony Stark com uma interface projetada dentro do seu capacete de liga de titânio com ouro, não espere que ele se torne um produto real ainda neste ano. Por enquanto, ele é mais um conceito do que um produto.
A Google só liberou o vídeo conceito do Project Glass para ouvir os comentários e ideias dos usuários. Mas enquanto há comentários entusiastas e muitos que não podem esperar para ver isso nas prateleiras, há também ponderações sensatas como da revista Wired: Como fica a privacidade se qualquer um pode bater fotos com um piscar de olhos, sem ser percebido? Quais serão as implicações sociais dessa tecnologia? Como fazer um adolescente manter relações pessoais, enquanto notificações, fotos e e-mails pipocam bem em frente aos seus olhos?

Essas questões precisam ser levantadas e discutidas. A tecnologia deve evoluir para ajudar e melhorar as nossas vidas e não apenas pela evolução em si, como um fim. 

Nenhum comentário: