domingo, 8 de abril de 2012

EXPEDIÇÃO COM RUSSOS E UCRANIANOS DESAPARECE NA ANTÁRTICA


Tripulação fez o último contato com equipe de terra por rádio na segunda-feira
O veleiro de uma expedição de russos e ucranianos desapareceu em águas da Antártida nesta sexta-feira. A viagem, iniciada em setembro, tem como objetivo percorrer os polos norte e sul.  A porta-voz da missão, Anna Subbotina, informou que a embarcação Scorpius tinha oito pessoas a bordo. A equipe fez o último contato por rádio na segunda-feira à noite, quando se preparava para uma nova etapa perigosa nas proximidades das Ilhas Shetlands do Sul.
A última postagem do site da missão informou que o Scorpius encontrou ventos fortes a caminho da Ilha Decepção, um local conhecido entre aventureiros por seu vulcão em permanente atividade. Os aventureiros haviam acabado de visitar a base de pesquisas Akademik Vernadsky, administrada pela Ucrânia, e velejava de volta à estação russa Bellingshausen.
"Ventos fortes soprando durante todo o dia", escreveu a tripulação no diário baseado no site. "Tentar entrar na baía, pontuada por rochas submarinos e baixios, com os ventos soprando desta forma é muito perigoso."
De acordo Anna, o capitão disse na segunda-feira, por volta das 20 horas de Brasília, que o Scorpius navegou cerca de 50 quilômetros em mar aberto, procedente da estação ucraniana, porque havia muito gelo cobrindo o entorno da baía. "Seria uma forma sutil de dizer que estamos muito, muito preocupados", disse a porta-voz.
(Com agência France-Presse)

Nenhum comentário: