segunda-feira, 16 de abril de 2012

PARQUE EÓLICO DO RN OPERA ABAIXO DA CAPACIDADE DECLARADA


Relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico cita que parque eólico de Guamaré como exemplo de subutilização.
Os ventos que trouxeram parques eólicos ao Nordeste brasileiro não se traduziram no potencial energético propalado pelos releases oficiais. Relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). considerando os últimos 12 meses encerrados em março de 2012, afirma que de 20 parques que se conectam diretamente ao Sistema Interligado Nacional (SIN), 14 estão com fator de capacidade (índice de eficiência) inferior ao declarado inicialmente.

O relatório embasou notícia publicada na edição desta sexta-feira do jornal Valor Econômico. Conforme a publicação, os projetos que apresentam a maior diferença são Praia do Morgado, no Ceará, de 28,8 MW de potência, e Mangue Seco V, em Guamaré, de 26 MW.

"A usina de Mangue Seco V faz parte de um complexo eólico implantado pela Petrobras. Segundo o ONS, o fator de capacidade constatado da usina é de 30,2%, ou 40% inferior ao índice declarado pela empresa, de 50,40%. Procurada, a Petrobras não se manifestou sobre o assunto", diz o texto de Rodrigo Polito.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), dos 71 parques vencedores do leilão de 2009, apenas 21 estão com o cronograma adequado ou já entraram em operação. Outros 32 projetos estão previstos para iniciar a produção este ano, mas apresentam algum tipo de restrição no prazo. E mais 18 usinas deverão fornecer energia ao sistema somente em 2013.

Nenhum comentário: