quinta-feira, 5 de abril de 2012

ELEITOR QUER QUE CANDIDATO CUMPRA O PROMETIDO, SEGUNDO PESQUISA



A terceira rodada de pesquisa Consult/Sinduscon sobre intenções de voto para prefeito de Natal divulgada na terça-feira (2), a rigor não trouxe nenhuma novidade. O quadro continua estável com o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) liderando com folga, como se observa em todas as pesquisas.

O detalhe que chamou a atenção foi quanto a pergunta que se fez ao entrevistado sobre qual a principal característica que deve ter o candidato. Aí o eleitor, sabiamente, aposta em que ele cumpra o que é prometido (43,9%).

É isso, certamente, o que toda a sociedade espera do próximo prefeito. A título de ilustração, outro dia publiquei aqui neste espaço um Editorial que falava exatamente sobre o assunto. Ou seja, a falta de compromisso dos candidatos com os eleitores. No caso em questão citei o exemplo de José Serra que sempre falta com a palavra. Confira clicando Aqui.

Uma pergunta, apenas: Há sintonia entre os temas que o cidadão gostaria de ver discutidos e os que acabam escolhidos pelos candidatos na disputa eleitoral? É preciso estabelecer com o eleitor um diálogo no sentido de construir uma plataforma, uma agenda de compromisso, que qualquer candidato, independentemente da sua coloração ideológica poderia se comprometer.

Do contrário, as palavras dos candidatos vão ser jogadas ao vento mais uma vez, e o que será debatido entre eles não interessa à sociedade. Há grande distância entre as agendas dos políticos e os anseios da sociedade, disse certa vez o cientista político José Luciano Dias.

E tem razão, pois que na campanha, conforme constatou pesquisa realizada pelo site Congresso em Foco, o tema corrupção pública só serve para que um candidato ataque o outro nos debates. Pela experiência realizada no site, verificou-se que o cuidado com o dinheiro público é ainda um dos temas que mais preocupa o cidadão. A maior parte da pesquisa relacionou-se a compromissos que os candidatos deveriam assumir com a boa gestão e a transparência na administração pública.

Retomando a pesquisa Consult/Sinduscon, pode-se observar que ela trouxe um tema que a partir de agora deve ser levado em consideração pelos candidatos. A palavra dada em palanque deve ser cumprida! Se não tem condições de fazer o que promete é melhor ficar calado. Chega de engodo eleitoral. Se vai ser candidato a prefeito (a), em se elegendo, cumpra o mandato até o fim, pois foi eleito pra isso. Se prometer melhorar a Saúde, que o faça, sem desculpas escaramuçadas. Se colocou na plataforma de governo que a Educação será prioridade em sua administração, pois então que o faça.
CANDIDATOS, LEMBREM-SE DO QUE O ELEITOR ESPERA DE VOCÊS:

CUMPRIR O QUE PROMETE 43.9
CONHECER OS PROBLEMAS DA CIDADE 25.9
TER UM PROJETO EM DEFESA DA CIDADE 17.0
TER EXPERIÊNCIA ADMINISTRATIVA 16.8
SER POPULAR E FALAR A LINGUAGEM DO POVO 6.7
NÃO SABE DIZER 1.9
OUTRA CARACTERÍSTICA 1.8

Nenhum comentário: