Praia de Camapum - Macau - RN (2008) |
Leio na coluna Hoje na Economia do jornalista Marcos Aurélio de Sá, JH 7 e 8 de abril/2012, que o canal de acesso ao Píer das Dunas localizado no mar de Guamaré e utilizado pela Petrobrás para a movimentação de petróleo vai receber os serviços de ampliação e aprofundamento. O jornalista cita que as empresas que farão o serviço são estrangeiras, uma do México e a outra da Bélgica.
É bom que fiquemos atentos [Macau, Guamaré, Galinhos e Porto do Mangue], pois no mar do Rio de Janeiro, as empresas estrangeiras vem demonstrando total desprezo ao meio ambiente. No caso da região de Guamaré e Macau, dois fatores a considerar: o impacto na pesca com a perda de habitats de fundo e problemas com as praias.
Dizem os especialistas que aprofundamento ou alargamento de canais podem alterar a velocidade e direção da água com alterações nas praias. A praia de Camapum em Macau, onde prefeitos enterram parte do dinheiro dos royalties é área sensível e lá também estão os cristalizadores da Salinor, a menos de 500 metros do quebra-mar.
A foto é do artista multimídia Getúlio Moura [www.gmxnafoto.com], em 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário