quarta-feira, 11 de abril de 2012

NOS MARES DE GUAMARÉ E DE MACAU: NOVA MOVIMENTAÇÃO SEDIMENTAR


Praia de Camapum - Macau - RN (2008)


Leio na coluna Hoje na Economia do jornalista Marcos Aurélio de Sá, JH 7 e 8 de abril/2012, que o canal de acesso ao Píer das Dunas localizado no mar de Guamaré e utilizado pela Petrobrás para a movimentação de petróleo vai receber os serviços de ampliação e aprofundamento.  O  jornalista cita que as empresas que farão o serviço são estrangeiras, uma do México e a outra da Bélgica.

É bom que fiquemos atentos [Macau, Guamaré, Galinhos e Porto do Mangue], pois no mar do Rio de Janeiro, as empresas estrangeiras  vem demonstrando  total desprezo ao  meio ambiente.  No caso da região de Guamaré e Macau,  dois fatores a considerar: o impacto na pesca com a perda de habitats de fundo e problemas  com as praias.

Dizem os especialistas que aprofundamento ou alargamento de canais podem alterar a velocidade e direção da água com alterações nas praias. A praia de Camapum em Macau, onde prefeitos enterram parte do dinheiro dos royalties é área sensível e lá também estão os cristalizadores da Salinor, a menos de 500 metros do quebra-mar.

A foto é do artista multimídia Getúlio Moura [www.gmxnafoto.com], em 2008.

Nenhum comentário: