terça-feira, 19 de novembro de 2013

TARSILA DO AMARAL - SEGUNDA CLASSE (1933)


Segunda classe,
Tarsila do Amaral, 1933.

Esta tela, nos mostra famílias de imigrantes, seus filhos descalços, com os pés no chão. Tarsila mostra com sensibilidade, a realidade brasileira da época, da década de 1930. O Brasil passava por momentos de crise política e econômica e os imigrantes chegavam para ajudar nas lavouras. O semblante triste e caído revela o cansaço dos trabalhadores e a falta de esperança, num momento de crise que vivia o Brasil de Vargas.

Em ambas as telas, Tarsila do Amaral nos apresenta o Brasil de sua época. Um Brasil que buscava a industrialização e o desenvolvimento, mas para isso precisava dos Operários para a indústria e a Segunda classe, para trabalhar nas lavouras de café. Trabalhadores que formavam uma classe marginalizada e explorada, que ajudava no enriquecimento do país, mas que era excluída dos benefícios de seu trabalho.

1º de Maio é uma data importante e deve ser lembrada pela luta do operariado no mundo todo. Os direitos do trabalhador, rural e industrial, foram temas de lutas pelos sindicatos durante décadas, para que hoje o operário brasileiro tivesse uma vida mais digna. O movimento sindical no Brasil foi marcado por muitas lutas, nas quais fizeram parte o ex-presidente Luís Inácio da Silva.


Hoje o Brasil tem uma classe C emergente mais forte, com maior poder aquisitivo que na época dessas telas de Tarsila do Amaral, mas nem por isso as reivindicações foram totalmente aceitas. Ainda há muito por fazer, muito por lutar, pela dignidade do trabalhador brasileiro. Para que esse trabalhador ou trabalhadora, que às vezes não tem onde deixar seu filho para ir trabalhar, tenha condições dignas de trabalho.

Nenhum comentário: