O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, participou da assinatura do acordo de cooperação técnica prevê a inclusão do pescador artesanal no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), do Segurado Especial.
Pelo termo, a partir de agora, as colônias de pescadores estarão capacitadas a emitir a declaração de segurado especial para que o trabalhador possa procurar a Previdência Social e ter seu benefício reconhecido.
Além disso, também ficou assegurado que as colônias poderão ser unidades cadastradoras dos segurados especiais na base de dados da Previdência.
Um destaque é que, semelhante aos trabalhadores rurais, agora o cadastro será feito previamente e inclui toda a família dos pescador.
Desta maneira, quando ele precisar requerer o benefício seu nome e o de sua família já estarão reconhecidos dentro da lista dos segurados especiais.
O ministro Garibaldi Filho comemorou o avanço proporcionado à categoria. “Se essa é uma grande conquista para os pescadores também é para a Previdência porque toda vez que podemos facilitar a vida do segurado nós também facilitamos o dia a dia do nosso trabalho porque podemos atender melhor e de maneira mais rápida no momento da concessão do benefício”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário