sábado, 8 de outubro de 2011

Câncer de Mama é Preciso se Cuidar!



Cuidar da saúde é fundamental, por isso toda mulher deve ficar atenta a importância de fazer exames preventivos, pois com saúde não se brinca.

Durante o mês de outubro, as campanhas se intensificam em todo o País, e visam levar ao maior número de mulheres, informações que possam conscientizá-las da importância da prevenção e da realização da mamografia, do autoexame e do diagnostico precoce para a cura do câncer.

Até dezembro exames de mamografia podem ser feitos gratuitamente em diversos postos de saúde de muitas cidades, através das Secretarias de Saúde de cada uma delas. Isso visa beneficiar mulheres de baixa renda, que sem a campanha não teriam a oportunidade de realizar esse exame.

Infelizmente o câncer de mama , apesar de todas as campanhas que visam esclarecer cada vez mais as mulheres sobre a importância de se fazer exames anuais, ainda é considerado uma das causas do maior número de mortes entre mulheres brasileiras,.

E o motivo que acaba fazendo com que esse número cresça a cada dia, é que muitas mulheres ainda têm medo, não fazem seu auto exame,e nem procuram um ginecologista para que sejam feitos exames de rotina e assim, uma vez detectada alguma alteração das mamas, possa ser feito um diagnostico, precoce e que em se detectando algum tipo de nódulo, a mulher seja orientada a fazer o tratamento adequado.

As principais causas do câncer de mama podem ser de origem hereditária, quando existe algum caso de câncer de mama na família, primeira gestação tardia, principalmente após os 30 anos, ainda mulheres que nunca amamentaram também têm mais chances de desenvolver a doença, tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas, obesidade, sedentarismo, dieta rica em gordura animal, reposição hormonal por períodos acima de 10 anos.


Qualquer mulher poderá vir a desenvolver um câncer de mama, independente de sua idade, a diferença é a maneira como cada uma vai reagir e enfrentar a doença, e isso pode fazer toda a diferença, entre se curar, ou se entregar.

Nenhum comentário: