sábado, 14 de janeiro de 2012

DE VOLTA AO RIO, UFC SOFRE COM CARD E HORÁRIOS


Quando Dana White resolveu trazer o UFC de volta ao Brasil, no UFC Rio, depois de 13 anos, ele não imaginava que os ingressos esgotariam em 74 minutos e que a torcida faria tanto barulho dentro da arena. A empolgação do presidente do maior evento de MMA do planeta foi tanta que ele decidiu voltar ao país em menos de cinco meses. Mas a volta ao mesmo lugar parece que não animou a torcida como em agosto, que tinha Anderson Silva na luta principal. Mesmo assim, a expectativa é de lotação da HSBC Arena.

Dos vinte lutadores que subirão ao octógono, seis participaram da primeira edição do UFC Rio. Para as lutas principais desta noite, os organizadores escolheram ‘dois cariocas': José Aldo, que nasceu em Manaus, mas se mudou para o Rio aos 16 anos, e Vitor Belfort, que foi criado no Leblon. Apesar de ser torcedor fanático e representar do Flamengo, maior torcida do país, Aldo não conseguiu entrar na lista dos ídolos brasileiros, enquanto Belfort, campeão aos 19 anos, é uma espécie de embaixador do UFC no Rio.

Responsável pelo primeiro nocaute da noite no UFC Rio em agosto, Rodrigo Minotauro diz que as lutas poderiam ter outra escalação. “José Aldo e Vitor Belfort são dois excelentes lutadores, mas o card comigo, Maurício Shogun e Anderson Silva teve mais apelo”. Ele diz que a proximidade entre os eventos tirou um pouco da expectativa do público. “A data não foi muito feliz, muito perto de natal e réveillon, e às vésperas do carnaval.” Há quem diga também que a escolha do Rio pela segunda vez seguida foi bola fora, pois as cidades mais indicadas para receber o evento desta noite foram São Paulo - que terá um UFC dia 16 de junho -, e Manaus.

O horário das lutas deste sábado também não é agradável. Em agosto, as lutas começaram às 19h, mas desta vez os portões abrem às 20h30, e os combates começam às 22h. A luta principal deve acontecer às 3h20 do domingo. A mudanças na grade deve ser para a adequação ao horário americano – apesar do evento está sem força nos Estados Unidos e alguns sites especializados em MMA apostarem que este UFC pode figurar entre os mais fracos do ano – ou simplesmente pelo desejo da TV Globo, que detém a exclusividade na transmissão, em não exibir imagens violentas em seu horário mais nobre - a  transmissão ocorre a partir das 2h.

Morno A programação do UFC começou na quarta-feira, com os treinos livres bem mais vazios em relação aos de agosto. Na quinta, a entrevista coletiva contou com menos jornalistas – a TV Globo, que não apareceu no evento de agosto, dessa vez era maioria –, e também não fez tanto sucesso a aparição de alguns lutadores em um ensaio na escola de samba da Mangueira. O campeão Jon Jones perdeu o voo e o evento, que atrasou quase duas horas, mas contou com Júnior Cigano e as ring girls Arianny Celeste e Chandella Powell.

E o último evento antes das lutas, a pesagem, na sexta, teve parte da arquibancada da HSBC Arena vazia, mesmo com a massiva distribuição de ingressos.

Nenhum comentário: