domingo, 8 de janeiro de 2012

PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA




A próstata é uma glândula exclusivamente masculina que pesa cerca de 20g e se localiza na pelve (região abaixo do abdômen). Sua função não está totalmente esclarecida, porém sabe-se que participa na produção do sêmen. O governo federal está cada vez mais preocupado com o que chama de “Saúde do Trabalhador”. Temos agora um programa de Saúde Pública com foco nos homens e um de seus aspectos mais relevantes é a investigação das doenças da próstata.

São duas as doenças que mais chamam a atenção na próstata masculina: a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) e o Câncer de Próstata. Ambas, fisicamente, se caracterizam por um crescimento da próstata, porém o câncer é formado por células malignas e tem naturalmente um maior risco de mortalidade.

Os sintomas de um paciente com HPB são de uma dificuldade cada vez maior de urinar com os anos, tornando-se o jato urinário cada vez mais fraco, associado a uma sensação de que não esvaziou a bexiga totalmente e a necessidade de fazer força para urinar. Porém certamente o pior para a qualidade de vida é a necessidade de acordar várias vezes durante a noite para ir ao banheiro. O tratamento para a HPB, dentro da medicina alopática, pode ser medicamentoso ou cirúrgico.

O problema é que no câncer de próstata, o 2º câncer mais comum entre os homens, como em quase todos os cânceres, temos sucesso em seu tratamento especialmente quando descoberto precocemente. Nessa fase, ele pode apresentar-se sem sintoma nenhum, ou como se fosse uma simples HPB.

Não está escrito na testa de ninguém a presença ou ausência de câncer, de modo que é indispensável para homens com mais de 50 anos a realização anual do exame de sangue chamado de PSA  do toque retal. Somente um dos exames não apresenta um nível elevado de segurança. Se há história familiar de câncer de próstata ou outros fatores de risco, o check-up deve ser feito a partir dos 45 anos.

Não necessariamente tais exames devem ser feitos por um urologista. Um bom clínico geral também pode realizá-los. A masculinidade se encontra em agir com coragem e valor apesar das circunstâncias e de nossos medos – é fazer aquilo que deve ser feito e não aquilo que gostamos ou não de fazer. Solicite o exame ao seu médico. Seja homem.

Paulo Tarcísio Neto
Medicina UFRN
paulo_tarcisio@hotmail.com

Nenhum comentário: