domingo, 15 de janeiro de 2012

UFC 142 - RIO


  José Aldo mantém o título peso-pena
Quase dez anos sem lutar no Rio de Janeiro, José Aldo, que nasceu em Manaus, fez sua primeira luta pelo UFC no Brasil na madrugada deste domingo, no segundo UFC Rio. Campão da categoria peso-pena, o brasileiro avisou que “o instinto animal havia voltado” e prometeu nocautear o americano Chad Mendes, que estava invicto em onze lutas, para manter seu cinturão. A promessa se cumpriu no primeiro round e o campeão foi comemorar com a torcida.

Os dois adversários começaram a luta medindo a distância e cautelosos com os golpes. José Aldo tentava acertar alguns golpes em pé, enquanto Chad Mendes, especialista em wrestling, quera levar a luta para o chão. Faltando menos de dez segundos para terminar o primeiro round, o brasileiro acertou uma joelhada, na cabeça do americano e continuou batendo, até que o árbitro brasileiro Mário Yamasaki encerrasse o combate.

Com a vitória decretada, José Aldo não pensou duas vezes e foi direto para a torcida extasiada, que não parava de gritar o nome do campeão. Na volta ao octógono, o brasileiro agradeceu ao público e dedicou a vitória à mãe. “Só tenho a agradecer esse público, muito obrigado. Acho que tinha que fazer isso por vocês. É sempre um prazer defender o cinturão, ainda mais na minha casa, me sinto muito bem aqui. Essa vitória é para minha equipe e para minha mãe, que hoje faz aniversário.”
Vitor Belfort vence em 'estreia' em casa
Vitor Belfort entrou no octógono pressionado por fazer sua primeira luta de MMA no Rio de Janeiro, que coincidiu com o aniversário da sua mãe Jovita Belfort, e pela excelente atuação dos brasileiros – foram sete vitórias contra uma derrota. Ovacionado pela torcida, o carioca finalizou o americano Anthony Johnson ainda no primeiro round. Vitor Belfort já tem outra luta marcada, na final do reality show TUF, contra o brasileiro Wanderlei Silva, provavelmente dia 16 de junho, em São Paulo. 
A luta começou bastante agressiva, com os dois lutadores procurando trocando goles de todos os tipos. Quando ia para o chão, o árbitro interrompia e os dois voltavam para o centro do octógono. Com um pequeno corte no lado direito do rosto, embaixo do olho, Belfort demonstrou bom preparo físico e finalizou o americano um mata-leão. Ao final do combate, o brasileiro agradeceu a torcida e parabenizou sua mãe. “Galera, gostaria de dizer que meu sonho foi realizado esta noite.” 
Três vitórias sensacionais. Mas uma não valeu
Na luta de abertura do card principal da segunda edição do UFC Rio, o brasileiro Edson Barboza conquistou uma vitória impressionante sobre o inglês Terry Etim. Com um chute rodado que atingiu o rosto do adversário em cheio, Barboza vira forte candidato a faturar o prêmio de nocaute da noite. O golpe foi saudado como histórico e um dos mais impressionantes da história do UFC, segundo palavras do repórter oficial da organização ainda no octógono. O chefão do UFC, Dana White tuitou: "Dana White @danawhiteHoly shit!!!!!!!! Most brutal KO I have ever seen in front of me!!!!!" ("O nocaute mais brutal que já na minha frente".). Uma cena pronta para ser usada em qualquer filme de ação...
O UFC Rio teve sua primeira grande polêmica. Erick Silva foi desqualificado, em um erro do árbitro brasileiro Mário Yamasaki. Depois de assistir às imagens, Yamasaki reconheceu a falha e justificou-se dizendo que pareceu que Erick tinha golpeado a parte de trás da cabeça do adversário. Se a vitória tivesse sido confirmada, Erick teria repetido a façanha do primeiro UFC Rio, em agosto do ano passado, quando nocateou seu adversário logo no início do primeiro round. Naquela luta, foram necessários apenas 40 segundos para derrotar Luís "Beição" Ramos. Dessa vez, Erick foi ainda mais rápido: 29 segundos.
Em seguida, foi a vez do brasileiro Rousimar "Toquinho" Palhares emplacar uma vitória no primeiro round. Ele finalizou o americano Mike Massenzio com uma chave de calcanhar. Palhares também saiu vitorioso do octógono no primeiro UFC Rio. Na ocasião, no entanto, ele ficou marcado por ter comemorado antes do tempo o êxito sobre o norte-americano Dan Miller. Depois de sofrer no restante da luta, ele acabou confirmando o resultado com uma vitória por pontos.

Nenhum comentário: