domingo, 15 de janeiro de 2012

CHINA CONSTRUIRÁ PARQUE EÓLICO GIGANTE SOBRE O MAR


A China vai construir um parque eólico com capacidade de 300 megawatts de energia na província de Hebei. De acordo com a agência oficial de notícias Xinhua, esse o maior projeto do país no setor, e tem a mesma capacidade do parque eólico de Thanet, na Grã-Bretanha, o maior em funcionamento no mundo. Construído com um investimento total de 5,76 bilhões de iuans – o equivalente a 1,62 bilhão de reais –, o projeto fica próximo à ilha Puti, no Mar de Bohai, golfo localizado ao norte do Mar Amarelo, na costa nordeste do país.
O governo chinês deve concluir os procedimentos para sancionar o projeto até o final do ano, e o parque será conectado à rede de energia da China antes do final de 2015, informou a agência. Quando entrar em operação, o parque eólico irá gerar 752 milhões de kilowatts-hora e 730 milhões de iuans (208 milhões de reais) em vendas anuais.
A Xinhua informou que os funcionários da indústria disseram que a China pode emitir um segundo pedido de propostas para concessão de projetos na área na primeira metade deste ano. De acordo com o Birô Nacional de Energia, a China construirá cinco gigawatts de parques eólicos até 2015, ou 5% do total de sua capacidade eólica instalada.

Nenhum comentário: