domingo, 27 de julho de 2014

HEMOCENTRO DO RN ESTÁ COM O ESTOQUE DE SANGUE MUITO ABAIXO DO NORMAL


Hemocentro do RN registrou desde uma queda de 27% ao mês no número de doações. No período compreendido entre os dias 12 de junho e 13 de julho de 2014, o Hemonorte realizou 2. 425 coletas de bolsas de sangue, quando o normal seria mais de 3 mil.

“A demanda de sangue é constante, a diminuição das doações compromete o atendimento de muitos pacientes, que estão em tratamento, sem contar as urgências e as emergências” disse a Diretora Geral do Hemonorte , Linete Rocha.

No período pós-copa, o Hemonorte está investindo na mobilização da população para voltar a normalidade dos seus índices de doações, pois no momento o estoque de sangue com fator RH Negativo encontra-se em estado crítico, o que vem preocupando o Hemocentro.

Podem doar as pessoas que tem entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos de idade precisam de consentimento do responsável legal); ser saudável; pesar acima de 50 kg; ter dormido 6 horas na noite anterior; evitar alimentos gordurosos antes da doação, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e apresentar um documento oficial com foto.

LOCAIS DE DOAÇÃO

Sede do Hemonorte (Av. Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol, próximo ao Parque das Dunas/Bosque dos Namorados) – de segunda a sábado, das 07h às 18h;

Posto Fixo de Coleta da Zona Norte (Complexo Cultural) – segunda a sábado, das 8h às 17h;

Posto Fixo da SESAP – Av. Deodoro, 739- Centro (Térreo da Secretaria de Estado da Saúde).


Nenhum comentário: