terça-feira, 15 de julho de 2014

CONHEÇA O MUSEU DE CULTURA POPULAR DJALMA MARANHÃO


Inaugurado em 2008 e administrado pela Fundação Capitania das Artes, o museu é responsável por uma leitura geral da evolução da arte popular no Rio Grande do Norte e apresenta a exposição de longa duração denominada de ‘Atos de Memória: tradição e cultura do povo potiguar’, que está dividida em quatro módulos: O mundo encantado dos folguedos e das danças tradicionais do RN; O mundo mágico: encantos e encantamentos do João Redondo; Saberes e fazeres do povo potiguar e Atos de memória: arte, fé e religiosidade do povo.


O Museu Djalma Maranhão conta com mini auditório e pequenas lojas no andar térreo. A entidade passou por uma reestruturação e reforma que envolveu diversas secretarias da Prefeitura do Natal. Todo o trabalho de pesquisa foi desenvolvido pela equipe da própria Funcarte.

DANÇAS

O museu dedica parte a pesquisa sobre danças populares, uma das mais fortes tradições da arte popular local. O RN mantém vivo os quatro grandes autos populares: Boi, Fandango, Chegança e Congo. E, ainda, Lapinha, Pastoril e Caboclinhos. Além de um grande número de danças genuinamente locais, desde o Zambê de Tibau do Sul (uma referência nacional) à Sociedade Araruna, única no Brasil.

O Museu funciona no Largo Dom Bosco, na antiga Estação Rodoviária da Ribeira.


Nenhum comentário: