quarta-feira, 16 de julho de 2014

CINECLUBE NATAL E TCP TRAZEM A NATAL DOCUMENTÁRIO INÉDITO


O Cineclube Natal e o Teatro de Cultura Popular (TCP) trazem a Natal, em duas sessões especiais nesta sexta-feira e sábado (18 e 19), o documentário “A vida não basta”, dos realizadores Caio Tozzi e Pedro Ferrarini. O longa, inédito no circuito comercial, utiliza o depoimento de nove artistas de áreas distintas para tratar do papel transformador da arte em suas vidas e na de seu público, por meio de músicas, livros, quadros e personagens. O título do documentário é inspirado na frase “A arte existe porque a vida não basta”, do poeta maranhense Ferreira Gullar, e conta com participações de personalidades como Toquinho e Denise Fraga, além do próprio Gullar, patrono do projeto.

A afirmativa do poeta inspirou o roteirista Caio Tozzi e o diretor Pedro Ferrarini a criar um filme em que os próprios artistas pudesssem expressar o que os leva a produzir arte – na maioria das vezes, para preencher algo que a realidade não oferece. Os documentaristas, então, convidaram nove realizadores de diferentes áreas para contarem suas experiências pessoais e profissionais, sensações e olhares através do ofício que exercem.O filme foi lançado em novembro do ano passado, na Balada Literária 2013.

O documentário traz a atriz Denise Fraga, o músico Toquinho, o escritor Milton Hatoum, a cineasta Laís Bodanzky, o estilista Ronaldo Fraga, o dramaturgo Leonardo Moreira e os quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá. Há ainda a participação especial do próprio Ferreira Gullar.

No filme, os depoimentos desses artistas compõem uma narrativa emocionante, criando um diálogo entre quem partilha a dor e o prazer de recriar a própria vida através de universos ficcionais e o seu público. As origens da criação artística na vida, a descoberta da vocação, as motivações, os processos criativos e a relação com o público são trazidos ao espectador. Mais do que falar sobre o fazer arte, “A vida não basta” retrata uma forma de ver a vida.


As sessões são gratuitas e começam sempre às 19h, no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, da Fundação José Augusto, localizado na Rua Jundiaí, n. 641, Tirol.

Nenhum comentário: