sexta-feira, 18 de julho de 2014

ARTESANATO POTIGUAR: NATAL ORIGINAL


Por: Tádzio França

O artesanato é o item mais atrativo das prateleiras comerciais da região Nordeste. Mas pode ser muito mais que algo só para turista ver. O setor local está se incrementando e ganhando novos espaços. No rastro desse incremento, o natalense pode conferir melhor as belezas que os artistas de seu próprio Estado estão produzindo. A capital potiguar recebeu um novo espaço, a sua primeira loja conceito de artesanato Brasil Original, instalada no velho Mercado Municipal de Artesanato de Natal, em Mirassol. É arte do povo para o mundo.

Cerca de 150 artistas estão expondo suas peças, entre cooperativas, mestres, e artesãos individuais – todos são microempreendedores. São trabalhos de rendeiras, bordadeiras, artesãos que trabalham com cerâmica e palha de carnaúba, além de trabalhos manuais de alta qualidade.

Os apreciadores de arte popular autêntica encontrarão uma série de mimos utilitários e/ou decorativos, como as peças de cama, mesa e banho em bordados richelieu de Timbaúba dos Batistas; cerâmicas revestidas em palha de coqueiro de Vera Cruz; a bela cerâmica azul de São Gonçalo do Amarante; bolsas e chapéus em palha, da comunidade de Maçaranduba, em Ceará-Mirim; esculturas em madeira de Jardim do Seridó, como as coloridas bandinhas de música do interior, entre outras. A gestora do projeto de artesanato do Sebrae, Jupira Nunes, é uma das responsáveis pela seleção do acervo.

As peças expostas contarão com o selo Brasil Original, e o certificado de autenticidade potiguar. O nome do artesão também virá junto, com seus respectivos contatos. “Um dos objetivos dessa iniciativa é também fomentar o consumo, não só de turistas, mas também entre os potiguares que possam apreciar melhor sua própria arte. O selo Brasil Original faz parte das estratégias do Sebrae para preparar os grupos de artesanato para criar e comercializar um produto diferenciado e com forte valor cultural agregado. O RN, assim como Pernambuco e Ceará, foram os três estados que optaram por criar uma loja permanente com o selo Brasil Original.

Serviço:
Loja Conceito Brasil Original.
Em funcionamento no espaço do Mercado Municipal de Artesanato de Natal, em Mirassol.


Nenhum comentário: