quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Macau terá 11 vereadores em 2013



 A confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou um levantamento mostrando que haverá aumento no número de vereadores em 1740 municípios brasileiros nas eleições dos próximos anos. No Rio Grande do Norte, 30 municípios poderão aumentar a composição da Câmara de Vereadores. Do total, 25 confirmam mudança na Lei Orgânica do Município para reforçar o Legislativo municipal.

Com o aumento no número de vereadores no RN, que hoje é de 237, poderá chegar a 278. Em Macau, a Câmara Municipal conta com 9 vereadores e vai ter 13 cadeiras, quatro vagas a mais surgirão já na próxima campanha.  “A Lei previa que a Casa poderia ter o mínimo de 9 vereadores e o máximo de 14. Com a nova interpretação, 11 é o número mínimo de vereadores. Nós estamos dentro da Lei”, explica o vereador Champirra, presidente da Câmara Municipal de Macau.

De acordo com o vereador Champirra, os vereadores macauenses decidiram votar uma Emenda à Lei Orgânica do Município que altera o número de representantes no Poder Legislativo de 09 cadeiras para 13 a partir de 2013 para reforçar a Lei prevista na CNM. “Houve um aumento no número de eleitores e é natural que cresça também o número de vereadores para representar esse povo”, disse o presidente.

A Confederação Nacional dos Municípios faz uma análise rigorosa e sugere o número de vereadores ideal de acordo com a quantidade de eleitores no município, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). “De 2002 pra cá, Macau teve um aumento no número de eleitores compatíveis com o quadro de vereadores que prevê a Lei Orgânica”, disse o presidente da Casa.

Municípios onde já houve alteração da composição das Câmaras Municipais:

Areia Branca: de 9 vereadores (hoje) para 11 (em 2013)

Assú: de 10 para 15

Caraúbas: de 9 para 11

Currais Novos: de 9 para 11

Macau: de 9 para 13

Monte Alegre: de 9 para 11

Mossoró: de 13 para 21

Nova Cruz: de 9 para 13

Parnamirim: de 12 para 18

São Gonçalo: de 10 para 17

(**) Matéria Extraída do Blog Macau em Dia:

Nenhum comentário: