Com o aumento no número de vereadores no RN, que hoje é de 237, poderá chegar a 278. Em Macau, a Câmara Municipal conta com 9 vereadores e vai ter 13 cadeiras, quatro vagas a mais surgirão já na próxima campanha. “A Lei previa que a Casa poderia ter o mínimo de 9 vereadores e o máximo de 14. Com a nova interpretação, 11 é o número mínimo de vereadores. Nós estamos dentro da Lei”, explica o vereador Champirra, presidente da Câmara Municipal de Macau.
De acordo com o vereador Champirra, os vereadores macauenses decidiram votar uma Emenda à Lei Orgânica do Município que altera o número de representantes no Poder Legislativo de 09 cadeiras para 13 a partir de 2013 para reforçar a Lei prevista na CNM. “Houve um aumento no número de eleitores e é natural que cresça também o número de vereadores para representar esse povo”, disse o presidente.
A Confederação Nacional dos Municípios faz uma análise rigorosa e sugere o número de vereadores ideal de acordo com a quantidade de eleitores no município, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). “De 2002 pra cá, Macau teve um aumento no número de eleitores compatíveis com o quadro de vereadores que prevê a Lei Orgânica”, disse o presidente da Casa.
Municípios onde já houve alteração da composição das Câmaras Municipais:
Areia Branca: de 9 vereadores (hoje) para 11 (em 2013)
Assú: de 10 para 15
Caraúbas: de 9 para 11
Currais Novos: de 9 para 11
Macau: de 9 para 13
Monte Alegre: de 9 para 11
Mossoró: de 13 para 21
Nova Cruz: de 9 para 13
Parnamirim: de 12 para 18
São Gonçalo: de 10 para 17
(**) Matéria Extraída do Blog Macau em Dia:
Nenhum comentário:
Postar um comentário