sábado, 19 de outubro de 2013

HORÁRIO DE VERÃO COMEÇA A ZERO HORA DESTE DOMINGO


Os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem adiantar os relógios em uma hora a partir da 0h deste domingo (20). O Horário Brasileiro de Verão chega à sua 38ª edição com a estimativa de economia de R$ 400 milhões. A medida estará em vigor até  16 de fevereiro de 2014 e vale para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.

As regiões Norte e Nordeste não participam do Horário de Verão. Tocantins, que aderiu ao horário em anos anteriores, também ficará de fora neste ano, conforme consta no Decreto nº 8.112, de 30 de setembro de 2013.

Consumo

O objetivo da medida é conscientizar a população para um maior aproveitamento da luz natural e estimular o uso racional da energia elétrica. Segundo dados do governo federal, a redução da demanda no horário de ponta (entre 19h e 21h) é de até 4,5% (2.695 MW) e a redução no consumo de energia é da ordem de 0,5%. Nos últimos dez anos, a medida possibilitou uma redução média de 4,6% na demanda por energia no horário de maior consumo.


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ressaltou ontem que os horários dos bilhetes de passagem área são impressos em hora local, e, para evitar transtornos, os passageiros devem entrar em contato com as empresas aéreas em caso de dúvidas. “É dever das companhias informar e orientar os passageiros sobre eventuais alterações nos horários programados”, disse a Agência. No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932.

Nenhum comentário: