terça-feira, 15 de outubro de 2013

A VALORIZAÇÃO DA CULTURA GUAMAREENSE CAMINHA À PASSOS LARGOS


Nenhuma administração fez tanto pela cultura guamareense, em tão pouco tempo como a administração atual. É necessário se reconhecer o trabalho que vem sendo realizado pelo Prefeito, pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a Secretaria Municipal de Turismo.

Em uma terra que você ouve absurdos de pessoas sem cultura e sem noção do ridículo, hoje eu digo que a nossa cultura está viva e vai sair da UTI. Foram dados três passos muito significativos em prol da cultura de Guamaré, em um pequeno espaço de tempo.

Vejamos:

É INAUGURADO O CENTRO CULTURAL FRANCISCO JOSÉ DE SANTANA


O Centro Cultural Francisco José De Santana, foi inaugurado no dia 21 de agosto de 2013, às 20:00 Horas, no segundo dia da festa que estava sendo realizada em comemoração aos 408 anos da Colonização de Guamaré - RN. O mesmo fica localizado na Rua Professor João Batista Nº. 227 - Centro.

A solenidade de inauguração foi presidida pelo Excelentíssimo Prefeito Hélio Willamy Fonseca de Miranda, estando presente também a Secretária Municipal de Educação e Cultura Iracema Morais, o Secretário Municipal de Turismo Wellington Paim, o Secretário Municipal de Administração Jefferson Miranda, o Secretário de Capacitação Mário de Lucila, o homenageado da noite Francisco José de Santana (Chico de Isabel) e grande número de moradores do município.

O Centro Cultural Francisco José de Santana recebeu este nome em homenagem ao pioneiro das festas tradicionais e criador dos primeiros blocos carnavalescos em Guamaré, o senhor Francisco José de Santana, ou simplesmente, Chico de Isabel como é mais conhecido.

A homenagem foi prestada a Chico de Isabel enquanto o mesmo ainda vive, para que saiba o valor cultural que o mesmo representa para o município, em função do seu pioneirismo e amor pela arte e a cultura Guamareense.



PREFEITO DE GUAMARÉ CRIA COMISSÃO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO MUSEU HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE GUAMARÉ


No dia 09/10,  Quarta Feira, o prefeito de Guamaré Hélio Willamy, baixou o Decreto Nº 046/2013, criando a criação da Comissão de Institucionalização do Museu Histórico e Geográfico de Guamaré.

Para baixar o decreto, o prefeito levou em consideração que a História e o espaço geográfico marcam o perfil da localidade e da população, encontrando suas raízes e identificações de valorização.

Que a criação de um Museu Histórico e Geográfico contribui para o aprendizado dos adolescentes, jovens e da população, acrescentando um fator importante no desenvolvimento da educação;

Acredita que um museu aberto a visitação pública promove o turismo e oferta oportunidades de geração de produção e renda e que o a criação do Museu deve ter a participação dos munícipes, de servidores públicos, de Historiadores e Geógrafos e de técnicos especializados.

Leia o decreto na íntegra clicando AQUI.

(***) Matéria extraída do Blog Ponto Crítico

I SEMANA MUNICIPAL LITERÁRIA: “Por Uma Guamaré Mais Leitora”



I ENCONTRO DE ESCRITORES GUAMAREENSES


Um evento impar realizado no dia 11/10, sob a responsabilidade e a competência da Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Até o dia 07 de Outubro de 2013, nunca a literatura e a cultura em si tinha sido vista em nosso município, da forma como foi vista por todos, independente de ser uma criança que estuda em um CEI até o mais graduado professor do nosso município.

Todos tiveram contato com a literatura e os escritores guamareenses foram reconhecidos por suas obras em um chá literário sem precedentes.


Nós, Escritores Guamareenses, esperamos que estes passos nos leve a caminhos que realmente nos honre com a criação de novos leitores, que nossas obras possam ser encontradas nas prateleiras das bibliotecas das escolas, na Biblioteca Municipal onde todos possam ter contato com os autores da terra e possam fazer pesquisas, estudos sobre os mesmos.

Para ver a matéria sobre a I SEMANA MUNICIPAL LITERÁRIA: “Por Uma Guamaré Mais Leitora” - CLIQUE AQUI.


Para ver a matéria sobre o I ENCONTRO DE ESCRITORES GUAMAREENSES – CLIQUE AQUI

Nenhum comentário: