sexta-feira, 4 de outubro de 2013

REFLEXÃO DO DIA: AMBIÇÃO COMBINA COM ÉTICA?



Quem não deseja subir na vida? Quem não busca uma carreira de sucesso, conforto e qualidade de vida?

A ambição move as pessoas em direção às suas conquistas e vitórias. Mas é possível imaginarmos uma pessoa ambiciosa e ao mesmo tempo ética?

Sim! Ambição e ética são perfeitamente compatíveis! Juntas, compõe uma grande mola propulsora de mudanças positivas e avanços no mundo. A ambição associada à ética é saudável!
Se você estranhou isto é porque o conceito de ambição não está tão claro para você.

Ter ambição não é algo errado. Pelo contrário! É saudável e necessário. Ambição é o que você deseja realizar na vida. São os seus objetivos, os seus sonhos. Se o homem não tivesse a ambição de voar, jamais poderíamos imaginar cruzar o mundo em modernos aviões. A cura de muitas doenças é resultado da ambição legítima de cientistas e pesquisadores que desenvolveram vacinas e remédios.

Como brilhantemente diz meu amigo Stephen Kanitz: “O problema é que muitas pessoas decidem sua ambição antes da sua ética, quando o certo seria o contrário. A ética deve ser definida antes da ambição.”

Aí está o perigo: pessoas ambiciosas desprovidas de ética se tornam facilmente gananciosas - pessoas que se valem de quaisquer recursos para obter o que desejam, doa a quem doer e custe o que custar.
Podemos afirmar que tudo o que se fez de grandioso e positivo no mundo, se fez movido por uma ambição legítima e, tudo o que de pior aconteceu na história da humanidade, foi motivado pela ganância!

Reflita sobre isto!
Paz e Alegria,

Carlos Hilsdorf

Nenhum comentário: