quarta-feira, 30 de outubro de 2013

SESC DEBATE HÁBITOS DE LEITURA E ESCRITA DURANTE SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA


Com o objetivo de estimular a reflexão sobre os novos hábitos da leitura e da escrita diante do espaço cibernético, o Serviço Social do Comércio (Sesc/RN) comemora a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca decifrando as linguagens e apreciações das mídias sociais. Segundo a bibliotecária e coordenadora da Rede Sesc de Bibliotecas, Denise Tavares, o universo da comunicação virtual acaba prendendo atenção de jovens e crianças, mas é possível adequar os antigos e novos hábitos trabalhados nas ferramentas digitais.

“Fizemos uma leitura mais atualizada da internet, das mídias sociais e de como as pessoas utilizam o espaço cibernético, e aproveitamos esse momento para discutir os novos hábitos de leitura e escrita”, explicou Denise. Na última segunda-feira (28), o evento contou com uma programação especial, através da realização da palestra “Seja ONE line”, ministrada pela jornalista Érika Zuza.

Durante toda esta semana, o Sesc Restaurante, localizado no centro da cidade, apresentará diversas exposições, com temas voltados para leituras, mídias sociais e utilização da internet, além de painéis sobre a interatividade do Twitter e a “Twitteratura”. O espaço ainda disponibilizará filmes na sala de cinema e espaço para troca de livros.  Os usuários e colaboradores do Sesc que mais leram em 2013 serão homenageados durante o evento, com o recebimento de kits simbólicos.

A estrutura do Serviço Social do Comércio conta com oito bibliotecas em todo o RN e uma biblioteca volante, capaz de alcançar diversas regiões. Toda a população do Estado pode fazer uso das bibliotecas para leitura durante o dia e empréstimos, bastando apenas um cadastro e pagamento de anuidade com taxa simbólica. Os usuários cadastrados podem fazer o empréstimo de três livros a cada quinzena.


Deymison Costa, 25, é um dos colaboradores a serem homenageados durante esta semana, por estar entre os dez funcionários mais leitores. Para ele, 30 minutos de leitura diária são suficientes para aumentar o conhecimento em diversas áreas. “Trabalhei em uma biblioteca e acabei tomando gosto pela leitura. Hoje, como assistente administrativo na Clínica Odontológica do Sesc, sempre aproveito meu horário de almoço para aprender com os livros. A internet tem as suas vantagens, mas afasta o hábito de ler em contato com a textura do livro”, destacou.

Nenhum comentário: