quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

INSS QUER MELHORAR PERICIA MÉDICA E CONTROLE DE EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS



O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Mauro Rauschild, anunciou que estão sendo feitos estudos para melhorar os serviços da perícia do órgão, que garante licença médica e remuneração ao trabalhador durante a incapacidade para o emprego. Outra preocupação apontada por Rauschild, que tomou posse no cargo no mês passado, é dar maior proteção aos aposentados e pensionistas na obtenção de empréstimos consignados.

Durante reunião do Conselho Nacional de Previdência Social, ele destacou a meta de eliminar papéis sucessivamente e usar a informatização. A ideia é usar a tecnologia para coibir fraudes nos pedidos de aposentadoria. Segundo ele, o órgão está alerta para a possibilidade de fraudadores utilizarem também recursos tecnológicos para obter benefícios. O instituto quer contar com a participação da Polícia Federal e do Ministério Público para combater esse tipo de irregularidade.

Quanto aos empréstimos consignados, o INSS pretende criar mecanismos para evitar que os aposentados continuem sendo vítimas dos intermediadores de empréstimos irregulares. O presidente informou que o setor responsável pelos benefícios vai monitorar todo o conjunto de situações que envolvem esses empréstimos, estabelecendo limites para os valores autorizados, de acordo com a capacidade financeira do usuário, e para as taxas cobradas, a fim de montar estratégias para proteger o público-alvo.

Nenhum comentário: