domingo, 11 de março de 2012

INCLUSÃO TECNOLÓGICA E ANÚNCIOS



Professores da rede estadual ganharão tablets para inovar metodologia das aulas.
RN terá mais três campi do IFRN
Francisco Francerle
franciscofrancerle.rn@dabr.com.br

O ministro da Educação Aloizio Mercadante, esteve em Natal participando da 1ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) de 2012 e anunciou a distribuição de tablets para todos os professores do Ensino Médio com o objetivo de mudar o modelo tradicional de aulas no país. Durante sua passagem pela cidade, Mercadante anunciou ainda a construção de mais três campi - em Canguaretama, Ceará-Mirim e São Paulo do Potengi - do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) e participou da entrega pelo governo federal de 50 ônibus escolares.

A distribuição dos tablets integra um conjunto de metas que o Governo Federal pretende implementar neste ano de 2012, dentre eles projetos de alfabetização, o Programa Nacional de Ensino Profissionalizante (Pronatec), além de aprimoramentos de conteúdos de inclusão digital. O ministro ouviu dos secretários de Educação os desafios e ações prioritárias de cada estado e defendeuo reajuste de 22,22 % aplicado ao piso nacional de salário do magistério. "Sei que para alguns estados e municípios o reajuste pode gerar dificuldades, mas, estamos falando de apenas dois salários mínimos", disse.

Durante a solenidade, a governadora Rosalba Ciarlini pediu pressa na liberação das Emendas previstas para o RN e que deverão ser utilizadas principalmente na compra de novos ônibus e equipamentos escolares, além de construção de Centros de Ensino Profissionalizantes. "Lutamos muito para conseguir com a nossa bancada as emendas para a educação e pedi ao ministro para apressar as emendas para que possamos comprar mais equipamentos e mais transporte escolar". A governadora também anunciou a construção de doze Centros de Educação Técnica de Ensino Médio, no valor de R$ 55 milhões, cuja liberação dos recursos estava com pendências, mas agora foram liberados. Além disso, ela disse que 50 escolas estão sendo adaptadas para serem unidades de ensino médio e técnico. 

Para a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, os secretários estão focados na transformação dos índices da educação no país. "Esse é um momento crucial para alavancar a qualidade do ensino e dar mais credibilidade à educação pública, porque estamos garantindo investimentos e valorizando os educadores. É a tecnologia chegando, mas ela vem agregada ao uso pedagógico para focar o aluno, o ensino e a aprendizagem. Esse é o sistema conciliado de educação pública que está sendo construído, unindo MEC, Estado e municípios para conseguirmos o melhor resultado". 

Nenhum comentário: