quinta-feira, 22 de março de 2012

GUAMARÉ PROPÕE PARCERIA À FIERN PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM DISTRITO INDUSTRIAL NO MUNICÍPIO


Prefeito Emilson de Borba Cunha (Lula)
Uma reunião realizada na tarde da última segunda-feira, 19, marcou o primeiro passo para a concretização de uma parceria entre a Prefeitura de Guamaré e a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern).

O presidente da Fiern, Amaro Sales, recebeu o prefeito em exercício da cidade, Emilson de Borba Cunha, na sede da entidade, para tratar do assunto.

No encontro, uma comitiva formada por membros da gestão municipal expôs aos representantes da Federação a vontade política em ampliar a atuação industrial de Guamaré, com a criação de um distrito industrial na cidade.

O prefeito de Guamaré ressaltou a parceria já existente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), cujo trabalho de capacitação vem habilitando moradores da cidade a entrar no mercado de trabalho. Desde 2009, 1.178 pessoas foram capacitadas por cursos custeados pela Prefeitura. Dentre as modalidades, estão inclusão digital, eletricista, segurança do trabalho, caldeireiro e soldador.

Emilson destacou ainda os esforços da gestão em criar um distrito industrial, inclusive com a concessão do terreno. Segundo o prefeito, a administração municipal trabalha na inclusão de normas (especialmente voltadas para a condução do distrito) no Plano Diretor que deve ser aprovado até o final deste semestre.

“A Federação está de portas abertas para Guamaré. Acredito que vocês estão no caminho certo, capacitando mão-de-obra e preparando uma infraestrutura que atraia o empresário”, ressaltou Amaro Sales.

Para o presidente da Fiern, um distrito industrial com rede básica estável (energia elétrica, abastecimento de água, telecomunicações, etc.) funciona como uma ferramenta para trazer indústrias. O prefeito de Guamaré garantiu o fornecimento dessa estrutura básica para o distrito industrial.

A reunião foi o primeiro passo para a formação de grupo de trabalho entre Prefeitura, Fiern e Governo do Estado em que serão realizadas consultorias e orientações para atrair o empresariado para Guamaré.

Estiveram presentes também os secretários municipais de Planejamento e o de Indústria e Capacitação (Jefferson de Oliveira e José Carlos Nunes de Oliveira, respectivamente), o assessor jurídico de Guamaré, Emerson Guedes, o superintendente do Senai-RN, Rodrigo Melo, e o superintendente Corporativo de Relações Institucionais e com Mercado da Fiern, Fernando Antônio Bezerra.

Nenhum comentário: