quinta-feira, 15 de março de 2012

AYRES BRITTO É ELEITO NOVO PRESIDENTE DO STF


Ministro deverá conduzir julgamento histórico
do processo do mensalão do PT

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) elegeram nesta quarta-feira o ministro Carlos Ayres Britto para presidir a corte este ano. A votação é secreta e apenas uma formalidade. Como de costume, os ministros escolheram o representante mais antigo do tribunal e que ainda não havia ocupado a cadeira da Presidência. O placar foi de 10 votos contra 1 - o voto vencido geralmente é o do ministro eleito que, por cortesia, vota em outro colega. Ayres Britto substituirá o ministro Cezar Peluso. O presidente do STF também preside o Conselho Nacional de Justiça (STF).
O ministro Joaquim Barbosa foi eleito vice-presidente do tribunal. A posse dos ministros será no dia 19 de abril. Ayres Britto agradeceu a escolha e disse que pretende “projetar sobre o cotidiano institucional um olhar coletivo”. A vaga da Presidência é revezada a cada dois anos, mas Ayres Britto deve deixar o cargo em novembro, quando se aposentará. A expectativa é que ele conduza o julgamento do mensalão do PT, um dos maiores escândalos de corrupção do país. 
Biografia – Carlos Ayres Britto entrou para o STF em 2003 e se destacou em votações como a que derrubou a Lei de Imprensa, há três anos. Ele também relatou o processo que liberou pesquisas com células-tronco embrionárias e o que reconheceu a união estável entre pessoas do mesmo sexo.
O ministro presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 2010, quando defendeu a validade da Lei da Ficha Limpa.

Nenhum comentário: