quinta-feira, 28 de novembro de 2013

CASO: BOTOS DA AMAZÔNIA !


O crescimento da demanda no Brasil e em países vizinhos de um peixe da Amazônia tem contribuído para a drástica redução da população de botos, uma das espécies mamíferas aquáticas mais simpáticas e dóceis da região. O boto, também conhecido como “golfinho de água doce”, é um animal comum no imaginário da população nativa da Amazônia, e vem sendo vítima de uma matança descontrolada no Amazonas nos últimos anos para que carne e gordura sirvam de isca para a pesca da piracatinga.

Denúncias sobre a matança de botos não são recentes. Algumas tentativas de sensibilizar os envolvidos foram iniciadas por entidades de pesquisa ligadas à fauna aquática, sem resultados consistentes, até que o Ministério Público Federal do Amazonas instaurou em 2012 um inquérito para investigar todas as ações ligadas ao abate para a pesca da piracatinga. No mês de Outubro deste ano, o MPF realizou a primeira audiência pública em Manaus para discutir o assunto.

Através do seu setor Jurídico, o Instituto Sea Shepherd Brasil se encontra no Amapá debatendo com órgãos governamentais as possíveis formas de fiscalização e proteção destes animais, bem como o monitoramento da costa norte brasileira. O MPF também iniciou um trabalho de investigação sobre o tema e vem debatendo com IBAMA, ICMBio, Secretarias Estaduais e Municipais Ambiental, ONG's , etc. forma de defesa e preservação das espécies.


Nenhum comentário: