No Brasil,
os estabelecimentos comerciais são proibidos de vender qualquer equipamento
eletrônico com alguma transmissão de rádio (como celulares, Wi-Fi, etc) sem que
ele seja homologado pela Anatel. Apesar disso, milhares de lojas menores
cometem esta infração. O problema fica ainda pior quando operadoras oficiais
espalhadas pelo Brasil não respeitam a legislação e ainda enganam o consumidor.
Desde o
começo do mês estamos recebendo de diversos leitores imagens de flagrantes em
cidades no interior do país. Lojas autorizadas de operadoras que
disponibilizam, bem antes do lançamento, os novos iPhones 5s e 5c, importados
de outro país, de forma irregular. Com isso, eles vendem sem nota e por um
preço maior.
Com o
lançamento oficial acontecido na última sexta, muitas destas lojas estão se
aproveitando para iludir o consumidor e vender os aparelhos como se fossem
oficiais. Porém, como a maioria deles vem dos Estados Unidos, são de um modelo
que não é compatível com a rede 4G no Brasil.
A questão
nem é se o usuário usa ou não usa a rede 4G, que ainda não está presente fora
das capitais sedes da Copa do Mundo, mas sim ser enganado ao comprar um produto
que pensa ser o oficial. Não há problemas em comprar modelos desbloqueados de
outros países, mas isso deve ser feito somente se a vantagem financeira for
muito boa, com o consentimento do cliente. Empurrar um modelo estrangeiro como
sendo o oficial é desonesto e contra a legislação brasileira.
Por isso, se
você comprar um iPhone 5s ou iPhone 5c por alguma operadora e ele não vier com
o selo da Anatel atrás, denuncie. É um direito seu ter um aparelho certificado,
se você o compra através de um canal oficial.
Os modelos
que foram homologados pela Anatel são o A1457 (iPhone 5s) e o A1507 (iPhone
5c). Ambos podem também ser vistos gravados na parte de trás do iPhone.
Algumas
lojas online grandes estão com a descrição do aparelho confusa e em certos
casos errôneas, dando a entender que os aparelhos disponibilizados não são do
mesmo modelo do homologado. Porém, é mais provável que seja apenas um erro do
responsável do site no momento de introduzir as características. Se ao comprar
você receber um aparelho que não tiver o selo da Anatel, denuncie para o
Procon.
Fonte: Blogdoiphone
Nenhum comentário:
Postar um comentário