domingo, 10 de novembro de 2013

PREFEITO HELIO DE GUAMARÉ E REDES SOCIAIS SENSIBILIZAM PREFEITO DE MACAU, QUE TAMBÉM IRÁ PROPICIAR O CURSO DE RADIO E TV EM MACAU.

Reunião dos radialistas da Costa Branca e Vale do Assu em Macau-RN

Com iniciativa do SINTERT-RN, em reunião com os radialistas da região da Costa Branca e Vale do Assú, na cidade de Macau o sindicalista expôs a proposta do órgão em capacitar os radialistas da região e no final do curso que seria de Rádio e TV o SINTERT-RN, daria a DRT* de Radio e TV que em 2015 será obrigatório para os profissionais de rádio e TV que trabalharem nestes seguimentos.

*DRT: (DRT quer dizer Delegacia Regional do Trabalho, mas também vem sendo como Documento de Registro Técnico, para mais facilmente interagir com os profissionais). Esse registro, na Carteira de Trabalho, está para o Técnico e para o Operador de som em espetáculos assim como o número do CRM para o Médico.

É isso mesmo: as profissões de Técnico e Operador de Som são regulamentadas e estão sujeitas às leis trabalhistas. Um dos órgãos que faz essa verificação para habilitar os profissionais com o DRT é o SATED, Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões. A entidade, presente em todos os estados do Brasil, está em ligação direta com o Ministério do Trabalho, que é o órgão que expede os registros.


Presidente do SINTERT-RN expondo a proposta do sindicato aos comunicadores da região

Os profissionais do áudio e vídeo foram à luta, e estava tudo certo para que o curso fosse ministrado em Macau para os profissionais da região.


Radialistas guamareenses ouvindo as explanações do SINTERT-RN.

Diretrizes foram dadas aos profissionais para organizar-se o inicio e prazos foram estipulados, e o propulsor, o multifunção (Poeta, Artista Plástico, Poeta, Radialista) Gonzaga Filho foi o escolhido como representante dos radialistas guamareenses em várias reuniões com o SINTERT-RN na vizinha cidade de Macau.


Vista aérea de Guamaré - RN

Em reunião com a classe radialista guamareense onde poucos compareceram ficou definido que iríamos fazer o curso de capacitação em Macau, onde nossas atribuições já estavam pré-definidas com o apoio do Prefeito Hélio.


Prefeito Hélio Willamy e o Blogueiro e Radialista Alfredo Sergio

Em reunião final com o Prefeito Hélio Willamy (PMDB), ele decidiu que em vez de apoiar o curso em Macau, a própria municipalidade irá proporcionar o curso aqui em Guamaré em Janeiro de 2014.


Blogueiros e radialistas Gonzaga Filho e Alfredo Sergio

O blog em contato com o radialista Gonzaga Filho, o mesmo informou a nossa reportagem que o curso de capacitação que seria ministrado em Macau teria sido cancelado, devido o apoio que o Prefeito Kerginaldo e o Presidente da Câmara Municipal de Macau teriam retirado o apoio ao curso, e com isso ficou inviável a realização do curso de capacitação em Macau.

A indignação foi parar nas redes sociais da classe dos radialistas de Macau com o cancelamento do curso que seria ministrado pelo SINTERT-RN.

SINTERT-RN - Sindicato dos Radialistas do RN

Mas ontem em seu perfil do Facebook o radialista Leão comunicou à classe que o prefeito Kerginaldo de Macau teria voltado atrás, e que em vez de apoiar irar fazer o mesmo o que o nosso Prefeito Hélio Willamy (PMDB) fez também em, que em Janeiro de 2014 irar proporcionar o curso de capacitação a classe de comunicadores Guamareenses.


Prefeito de Guamaré Helio Willimy (PMDB) & Prefeito de Macau Kerginaldo (PMDB)



Locutor Leão

Facebook Locutor Leão

“Caramba tomei um grande susto no dia da confraternização dos Radialistas. O tema do assunto era: "Em Guamaré acontecerá a Oficina de Rádio, e em Macau não". Quase que eu não dormi nesta noite pensando nessa possibilidade...”.

A Oficina de Rádio será um grande marco na história dos comunicadores de Macau. Até o nosso mestre, o pioneiro da comunicação da Região, o nobre Chico de Paula, vai participar do curso de capacitação. Ontem coloquei aqui nas redes sociais a minha indignação e revolta... Mas, o Prefeito Kerginaldo Pinto, como sempre, mostra-se bastante sensível com a nossa categoria e imediatamente externou o seu respeito e total apoio a nossa categoria, que segundo o levantamento do Radialista Eduardo Carlos, são mais de 60 trabalhadores de Locução em Macau. Locutores de Lojas, Locutores de Supermercados, Locutores Publicitários, Locutores de carro de som, Locutores de festas, cerimonialistas, Locutores de gravação de vinhetas, narradores esportivos, Locutores de Rádio...”.


Foto reprodução site 87 FM Guamareense

Mais um detalhe chamou a atenção da reportagem do GUAMARÉ NEWS. Por incrível que pareça a direção da única emissora oficial que a nossa cidade tem, ainda não inscreveu nenhum de seus radialistas, e ainda mais por ser uma associação que tempos atrás já disponibilizou até atendimento médico a comunidade guamareense.

(***) Matéria Extraída do Blog GUAMARÉ NEWS


Nenhum comentário: