sexta-feira, 15 de novembro de 2013

FESTIVAL DE VIOLEIROS E REPENTISTAS ENCANTA PÚBLICO DO NATAL EM NATAL


VIOLEIROS

“Nada mais bem colocado, nada mais tão atual, nada que seja mais lindo, nada mais especial do que o encontro de poetas, os verdadeiros profetas, no Natal em Natal”. Esse repente do violeiro Pedro Bandeira, o príncipe dos poetas, marcou a realização do Festival de Violeiros e Repentistas do Nordeste que aconteceu na terça-feira (05/11), na estrutura montada pela Prefeitura do Natal, na Praça Augusto Severo, na Ribeira. O festival também fez parte da edição 2013 do Natal em Natal.

O poeta José Inácio Vieira de Melo fez a apresentação de abertura do evento que contou ainda com as performances de nomes lendários da viola e do repente como paraibano Pedro Bandeira, do pernambucano Ivanildo Vilanova e outros nomes consagrados como Raimundo Caetano (PB), Zé Morais (PE), Rogério Menezes (PE), Raulino Silva (RN), Jairo Silva (PI), Antônio Lisboa (RN) e Edmilson Ferreira (PI).

O presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes, Dácio Galvão, compareceu ao evento e disse que a realização do festival representa a retomada do projeto “Sexta da Viola” que não teve continuidade na gestão anterior do municipal, mas foi reativado assim que o prefeito Carlos Eduardo reassumiu a Prefeitura do Natal no inicio de 2013. Ele destacou que as presenças desses grandes nomes da cultura brasileira dão uma magnitude expressiva ao festival, agregando um valor inestimável a edição 2013 do Natal em Natal: “Esse intercâmbio entre os repentistas de todo o nordeste deixa uma herança cultural muito positiva para a cultura natalense”, enfatizou.

O advogado e presidente da Academia Norte-Riograndense de Letras, Diógenes da Cunha Lima, falou de sua alegria em participar de um evento que valoriza os violeiros e repentistas que em suas poesias expressam de forma singular a vida do povo brasileiro e principalmente do povo nordestino. “As canções e poesias declamadas por esses artistas são um patrimônio da cultura nacional”.

O poeta alagoano radicado na Bahia, José Inácio Vieira de Melo, foi incumbido de fazer a apresentação de abertura do evento. Para ele, os repentes podem ser considerados uma manifestação cultural que ultrapassa as barreiras do Nordeste brasileiro, já que os cantadores versam sobre qualquer assunto, basta uma provocação, um mote para surgir de forma instantânea o tema para uma canção. Inácio Vieira de Melo disse ainda que os repentistas e violeiros estão no mesmo patamar de nomes consagrados da música brasileira e reforçou a importância que eles têm no cenário da cultura do nosso país: “Achar um repentista do nível dos que estão aqui é tão difícil quanto achar um compositor do nível de um Chico Buarque, um Caetano Veloso ou Gilberto Gil”, falou.

O momento mais esperado da noite foi o protagonizado pelo violeiro Pedro Bandeira que não frustrou as expectativas do público. Com uma apresentação magnífica, hipnotizou a plateia com suas letras e versos. Os 75 anos de vida não foram obstáculo para esse baluarte do cancioneiro popular nacional desfilar talento e alegria no palco do Festival de Violeiros de Natal. São 58 anos levando a arte do repente para todos os cantos do Brasil e do mundo.


Humilde, Pedro Bandeira lembrou que o Rio Grande do Norte é a terra do maior folclorista brasileiro. Bandeira disse que Câmara Cascudo soube expressar como ninguém os costumes e crenças dessa nação. Ele encerrou seu depoimento, agradecendo a recepção que lhe foi ofertada e parabenizou a Prefeitura pela organização de um evento que tem um forte viés para a valorização do artista da terra: “Fico muito feliz em participar de uma iniciativa como essa. São eventos desse porte que não deixam a arte do repente desaparecer”.

Nenhum comentário: