quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

“ESTE É O TÍTULO MAIS MARCANTE E IMPORTANTE DA MINHA VIDA”, EXALTOU LULA


Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o título "honoris causa" da UFABC, primeiro título de doutor honoris.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quarta-feira (4) o primeiro título de doutor honoris causa concedido pela Universidade Federal do ABC, “em reconhecimento à sua atuação decisiva na criação da UFABC, bem como à sua incansável dedicação às causas do povo brasileiro”, ao lado da presidenta Dilma Rousseff (PT), do ministro da Educação Aloizio Mercadante e de sua esposa Dona Marisa Letícia.

Lula afirmou que sem diminuir nenhuma outra homenagem já recebida por ele, “este é o título mais marcante e importante da minha vida, porque aqui é minha casa”.

A importância dada à educação nos últimos dez anos, foi exaltada por Lula. “Em matéria de educação, tudo é prioritário: da creche ao doutorado; da alfabetização ao ensino técnico; da merenda escolar ao laboratório científico”. Lula disse ainda que agora todo jovem brasileiro tem a oportunidade de se formar, algo antes visto como impossível.

O ex-presidente falou sobre o movimento para a criação da UFABC que começou em 1980 com o movimento estudantil e ganhou força em 88 com a com a eleição de prefeitos petistas em São Bernardo, Santo André, e Diadema, mas só foi sancionada em 2005 em seu primeiro mandato e hoje tem mais de 10 mil alunos. “Uma das maiores alegrias que tive, como presidente, foi ter sancionado a Lei 1.145/05, que instituiu a nossa Universidade”. Lula afirmou ainda que a história da federal do ABC, “é um exemplo de luta política vitoriosa, porque mobilizou a sociedade em torno de uma causa justa, vencendo todos os obstáculos”.

O padrinho da homenagem, prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho se emocionou ao homenagear Lula por ter sido somente em seu governo a criação a universidade, que segundo ele já reflete bons resultados em toda região do ABC.


O reitor da UFABC, professor Helio Waldman lembrou que o ex-presidente “não aceitou nenhum título de honoris causa nos seus dois mandatos de presidente, esperou ser um cidadão comum para aceitar. E esse é o primeiro que concedemos, um momento muito esperado por nós. Conceder a alguém que liderou e lidera as mudanças sociais que estão mudando nosso país”.

Nenhum comentário: