terça-feira, 17 de dezembro de 2013

ELEITORES IRREGULARES COM A JUSTIÇA ELEITORAL DEVEM PROCURAR O TRE


A renovação do título com o novo cadastramento biométrico é obrigatório para quem vota em Natal

Quem não conseguiu fazer o recadastramento biométrico e receber o novo título com os dados atualizados terá que procurar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para se regularizar junto à Justiça. O eleitor que perdeu o prazo, iniciado no último mês de julho, terá seu título cancelado e, consequentemente, ficará sem sua quitação eleitoral. Isso o impede de realizar uma série de tramitações burocráticas, como abrir uma simples conta no banco, por exemplo, ou mesmo se inscrever em concursos públicos.

A partir do início de janeiro, o TRE-RN passará a receber eleitores do Estado para o período de alistamento eleitoral, previsto para aquelas pessoas que desejam realizar transferências do título ou retirá-lo pela primeira vez. Até o dia 7 de maio de 2014, quando será fechado o cadastro para as próximas eleições, o eleitor terá que levar os mesmos documentos exigidos no período anterior (título de eleitor original, comprovante de endereço original e documento de identidade com foto). Nesse mesmo período, quem quiser se regularizar com a Justiça Eleitoral poderá procurar o órgão. Não haverá multa pelo atraso.

Caso as pessoas que estiverem irregulares vierem a perder também este prazo, a atualização do cadastramento biométrico só poderá ser feita após o segundo turno das eleições de 2014. Até lá, o cidadão permanecerá com o título cancelado.

A partir de hoje, a estrutura montada no Fórum Eleitoral de Natal passará a ser desmontada e levada para outras cidades. Apenas uma pequena quantidade de guichês permanecerá funcionando. O restante servirá para o recadastramento biométrico em cidades como Mossoró, Assú e Ceará-Mirim, atendendo ainda as regiões mais próximas a estes municípios.

Com o término do prazo final do recadastramento biométrico em Natal, no último dia 14 de dezembro, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte funcionará com cartórios eleitorais apenas em expediente interno. O atendimento externo volta a partir de sexta-feira (20).

RECESSO
O TRE-RN entrará em recesso a partir do dia 20 de dezembro, seguindo até 6 de janeiro. Nesse período, será mantido o atendimento a eleitores, mas com estrutura reduzida. A partir de 7 de janeiro o atendimento para alistamento eleitoral terá o serviço de agendamento prévio com hora marcada. Os eleitores terão disponibilidade para agendar a biometria entre as 8h e 13h. O TRE-RN colocará à disposição cerca de 20 kits biométricos para efetuar o atendimento aos eleitores que terão os títulos cancelados e devem se regularizar.

Hoje, primeiro dia útil após o período de finalização do recadastramento biométrico, o horário de funcionamento dos cartórios eleitorais da capital será, excepcionalmente, das 13h às 18h, como ocorre nas datas subsequentes aos pleitos eleitorais. Nos dias 17, 18 e 19, o horário das unidades cartorárias será das 8h às 15h. E de 7 a 31 de janeiro, das 8h às 13h.


A renovação do título com o novo cadastramento biométrico é obrigatório para quem vota em Natal. Portanto, quem não morar mais na cidade deve transferir sua inscrição para o local onde vive atualmente. Sem o título, o eleitor estará impedido de tirar passaporte, participar de concursos públicos, pedir empréstimos em bancos oficiais e matricular-se em instituição de Ensino Superior.

Nenhum comentário: