O Facebook
está “morto e enterrado” para adolescentes, aponta um estudo europeu ao qual o
jornal The Guardian teve acesso. Após
pesquisas com adolescentes com idades entre 16 e 18 anos, realizadas em oito
países europeus, o Estudo Global de Impacto de Mídia Social descobriu que
jovens nessa faixa etária, antes do Facebook, preferem o Twitter, Instagram,
WhatsApp e Snapchat.
“O Facebook
não está apenas em decadência, está basicamente morto e enterrado”, disse
Daniel Miller, antropólogo líder da equipe de pesquisa e professor do
University College, de Londres. “Os adolescentes se sentem envergonhados por
serem associados ao Facebook. Antes os pais se preocupavam com o fato de seus
filhos passarem muito tempo no Facebook. Agora os jovens dizem que são suas
famílias que insistem em ficar lá postando sobre suas vidas", completa o
pesquisador.
“O momento
crucial na decisão de um jovem de deixar o Facebook é certamente o dia em que
sua mãe lhe envia um pedido de amizade”, disse Miller. “Não é novidade que os
jovens se preocupam com estilo e status em relação aos seus pares, e o Facebook
simplesmente deixou de ser algo legal para eles”, disse.
Segurança – De acordo com o estudo,
realizado ao longo de quinze meses com milhares de usuários, os adolescentes não
se importam que os serviços alternativos ao Facebook são menos funcionais ou
menos sofisticados, e eles também não se preocupam sobre como suas informações
pessoais estão sendo usadas comercialmente. A pesquisa também constatou que
poucos dão importância às questões de segurança e privacidade.
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