sábado, 14 de dezembro de 2013

GUAMARÉ, NOSSOS RIO E MANGUEZAIS PEDEM SOCORRO!


Texto: Gonzaga Filho
Fotos: Doriedson Melo

Passando próximo aos nossos manguezais, viajando pelos rios, nas camboas o que vemos é o acúmulo de lixo jogado por pessoas sem nenhum tipo de escrúpulo.

Não. Não é culpa do poder público. A culpa é de pessoas mal educadas e mal intencionadas que sujam as nossos rios e manguezais de forma proposital. Existe na cidade uma coleta de lixo regular feita pela empresa Tecnal, o que acontece diariamente na cidade. Mas tenho presenciado pessoas colocando o lixo na rua logo depois que o carro da coleta passa. Isso faz com que aquele lixo seja esparramado nas vias e sacos rasgados por animais, causando assim fedentina e um aspecto de abandono do poder público, o que não é verdade. O que está faltando é educação e responsabilidade nestes cidadãos ou cidadãs.


Convoco a todos a terem responsabilidade com o meio ambiente, e nos engajarmos em uma campanha pela limpeza dos nossos rios. Uma cidade com a beleza natural como é o caso de Guamaré, não pode ter a sua imagem suja pelo lixo e a irresponsabilidade de alguns.


Vejo nas margens dos nossos rios, dejetos, restos de material de construção (metralha) colocado de forma irresponsável por alguns moradores que reformam as suas casas e não se preocupam com a cidade em que residem. Quando houver os restos de material que sobrou da reforma, liga para a Secretaria de Obras (3525-2686) e solicita a remoção do entulho, com certeza será atendido.


Convoco aqui os guamareenses que se preocupam com o bem estar do município, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Obras, a empresa Tecnal, e os meios de comunicações (Blogs, rádios) para se encontrar uma solução para este problema que suja, literalmente, a imagem da nossa cidade. Criação de placas educativas, fiscalização com advertência e multa ou até mesmo um gincana com a participação de todos para se fazer a coleta desse resíduos que estão a sujar os nossos rios e manguezais.


Nenhum comentário: