terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

NA INTERNET, NEM TUDO É VERDADE.


No último sábado, em conversa com outros amigos que escrevem blogs em nossa cidade, falávamos das coisas que são notícias na internet e que não merecem créditos e o papo foi descambando para o assunto de pesquisas eleitorais, enquetes oficiais e não oficiais, matérias tendenciosas, acessos, etc... E em brincadeira eu falei que não acreditava em 50% daquilo que eu vejo e leio na rede. Eu procuro sempre ler assuntos que tenham como serem comprovados.

Em comentário eu falei para os amigos presentes que se eu desejasse, o meu blog naquela mesma noite de sábado, daria um salto em número de acessos para mais de três milhões.

Houve quem duvidasse que não se pudesse manipular o contador de visitas e eu pedi que escrevessem o numeral que gostariam que o meu blog tivesse de acesso ainda naquela noite, e o número que me deram foi 3.554.123 e ao chegar em casa, dos meus poucos mais de 45.000 acessos o meu blog foi para o número sugerido.



Foi um Deus nos acuda. Muitos parabenizando através do Facebook, outros me ligavam falando a respeito... Gostaria de agradecer a todos que me ligaram ou comentaram a matéria no face.

Com isso, eu gostaria de deixar uma reflexão aos leitores de blogs, que nem tudo que você ler é real. Contadores de visitas podem ser adulterados sempre para mais, para que todos achem que aquele é o melhor blog da região, enquetes podem ser manipuladas sempre para o lado que tem mais o que oferecer, as matérias podem ser sim tendenciosas, maldosas, mentirosas. Para isso, só conta o interesse de quem escreve ou quem paga para a matéria ser escrita.

Isso para mim é uma verdadeira afronta àquele que é a peça principal da notícia, que é o leitor. Esse merece o respeito de quem escreve. Qualquer noticia que se escreva, ela tem que ser escrita de forma imparcial. É obrigação do blogueiro ou Jornalista, - pois blogueiro não é jornalista, isso tem que ficar bem claro – que a noticia seja dada de forma verídica.

Mentiras, falácias e outras artimanhas para se conseguir acessos é uma vergonha que tem que ser combatidas por quem escreve de forma imparcial. Ao transcrever um artigo de um companheiro deve ser dado os créditos, mencionar a fonte, de preferência se colocando o link de origem.

Agradeço aqui ao companheiro radialista/blogueiro Alfredo Sérgio que escreveu uma matéria em seu Blog Guamaré News, e que teve bastante repercussão. Eu poderia tirar algum proveito da situação e ficar como um dos blogs mais acessados da região. Mas, sou honesto e prezo pela verdade e digo, fico feliz quando o Blog Rádio Poesia tem apenas um acesso, pois isso é um sinal claro que existe alguém que aprova o meu trabalho.




E continuo dizendo, não acreditem em tudo que vocês veem e leem na rede, na nossa popular internet. Já voltei o contador para os meus humildes 45.000 acessos, mas esses sim, verdadeiros. 

Gonzaga Filho
Editor do Rádio Poesia

Nenhum comentário: