segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

SÃO GONÇALO DO AMARANTE TEM LEI PARA SISTEMA DE CULTURA

Grupos, como Boi Pintadinho, serão beneficiados com a lei.

Foram quase 10 anos de muitos debates e conferências até o Sistema Municipal de Cultura de São Gonçalo do Amarante, ser, enfim, sancionado durante ato solene realizado nesta quinta-feira (6). A lei, construída de forma coletiva, havia sido encaminhada à Câmara Municipal em 2012 onde, desde então, passou por ajustes e três votações. Com a sanção, o município se alinha com o Sistema Nacional ao criar o Conselho de Política Cultural, o Plano Municipal e o Fundo de Incentivo. A lei também institucionaliza o Fórum de Cultura, grupo formado por artistas locais que vinha, desde 2005, encampando a criação do mecanismo.

De acordo com Gláucio Câmara, mestre do Congos de Calçola de SGA e membro do Fórum, os recursos para movimentar o Sistema resultam da soma de dois índices: 3% do IPTU e 2% do ISS arrecadado pelo município. “Agora temos que cumprir outras etapas, como fazer um mapeamento dos artistas e investir na formação. As pessoas precisam saber como funciona e a importância do Sistema. Em seguida partimos para a elaboração de editais para atender os diversos segmentos”.

Gláucio adiantou que no próximo dia 14 de fevereiro, na comunidade Amarante, haverá nova reunião do Fórum para tratar da criação do Conselho. “Na pauta, vamos explicar não só a importância do Conselho como o papel do conselheiro”.

Em âmbito cultural, a cidade de São Gonçalo do Amarante é conhecida, principalmente, pelo artesanato feito de barro e pelos grupos de cultura popular como o Boi Calemba Pintadinho, do mestre Dedé Veríssimo, que vem formando uma nova geração de brincantes.

(***) FONTE: Tribuna do Norte


Nenhum comentário: