terça-feira, 30 de setembro de 2014

SEIS HOMENS RESGATADOS EM ALTO-MAR


Por: Aura Mazda

Após 32 horas à deriva em alto-mar, seis  tripulantes de uma embarcação pernambucana de modelo Nativo trimarã 33 (com três cascos) chegaram em uma lancha da Marinha do Brasil à Capitania dos Portos de Natal no início da noite de ontem (29).  Os náufragos foram resgatados a 50 quilômetros do litoral do RN (28 milhas náuticas da costa potiguar) com vida por um navio cargueiro de bandeira liberiana de tripulação russa às 10h desta segunda-feira. Em terra, os sobreviventes relataram que a esperança de vencer os momentos difíceis foi o sentimento que prevaleceu durantes as horas que estiveram no mar.

Os tripulantes participavam  da 26ª Edição da Regata Recife/Fernando, que saiu de Pernambuco às 14h de sábado (27) em direção ao arquipélago de  Fernando de Noronha (PE), quando o trimarã quebrou no meio da travessia, às 23h do sábado. Eles relataram que dois barcos de pesca e dois navios passaram pelo local, mas não pararam.

Os irmãos Jorge e Roberto Neves, 59 e 66 anos, são os proprietários  da embarcação que quebrou e estavam no momento do acidente. Essa seria a 10ª regata que os irmãos, naturais de Pernambuco, concluiriam. Jorge, um dos capitães do navio, explicou que uma das causas para o acidente pode ter sido o rompimento da viga de ligação, além da alta velocidade a que eles estavam velejando. “Nós queríamos chegar pela manhã em Fernando de Noronha, com a velocidade que nós íamos, a gente estava em 2º ou 3º lugar”, explicou.

O navio de bandeira liberiana, que saiu do Rio de Janeiro em direção a Nassau, nas Bahamas os resgatou. “Os russos foram extremamente gentis e prestativos, nos deram roupa, comida, sapatos.  Além de parar a rota deles para nos deixar o mais próximo possível da costa de Natal”, afirmou Jorge Neves.

Segundo Álvaro da Fonte, 53 anos, o bote-salva vidas subiu par a a superfície do mar por volta das 3h do domingo (28), mas o único elemento que restava no bote era água. Álvaro explicou que 100ml de água potável foi o que cada um bebeu durante o domingo.  “Foi inacreditável. O nosso plano era nadar e tentar puxar o bote somente pela manhã”, disse.

Álvaro da Fonte relatou que a ajuda mútua e o conhecimento marítimo foram fundamentais para a sobrevivência da tripulação. “Além de muita sorte”. Ele ia assumir o comando do leme quando ouviu um estrondo forte. 

O sobrevivente ainda disse que o barco começou capotar quando houve o barulho e no fim  ficou completamente emborcado. “Do momento do barulho até o barco ficar  emborcado durou pouco. Foi muito difícil sair da embarcação, parte de nós ficou em cima da proa, os outros ficaram no  mar”, disse.

Um dos tripulantes,  Marcos Vitorazzo, 58 anos, é vistoriador naval em Ilhabela (SP) e contou que os amigos se conheceram por meio dos irmãos Neves. “Todos tem a sua profissão, mas são apaixonados pelo mar e tem a regata como hobbie. Somos experientes, esse foi um ponto positivo”, disse.

Os tripulantes da embarcação pernambucana,  haviam perdido o contato com a Comissão Organizadora da 26ª Edição da Regata Recife/Fernando de Noronha desde às 22h30 de sábado, nas imediações da cidade de Cabedelo, na Paraíba. Outro sobrevivente é o tripulante Jorge Silvestrine, 54 anos, que mora em Santa Catarina. Ele seguiu para um hotel em Natal, onde eles devem permanecer até hoje (30).

O pernambucano René Hutzeler, 36 anos, estava à frente do leme há 3h quando sentiu o estrondo. René não tem parte da audição, ele  explicou que teve medo pois caiu imediatamente na água.  Assim como os outros, o pernambucano não conseguiu resgatar nada “Apenas as nossas vidas”.

O tripulante foi um dos que sofreu com hipotermia, mas que foi ajudado pelos amigos quando começou a passar mal. “Agora terei que comprar outro aparelho auditivo, nem isso eu consegui salvar”, brincou.

O naufrágio
A embarcação: Modelo Nativo trimarã 33.

A tripulação: 6 pessoas de Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo.

O que faziam no mar: Participavam da 26ª Edição da Regata Recife/Fernando. Para os irmãos Neves (donos do navio) essa seria a 10ª regata.

Saída: Às 14h de sábado de Recife em direção a Fernando de Noronha.

Tempo no mar: Após o acidente, os seis tripulantes ficaram 32h à deriva.

O resgate: Foram resgatados às 10h da manhã de ontem (segunda-feira) a 28 milhas náuticas do litoral de Natal (algo em torno de 50 km de Natal).  O resgate foi feito por navio de bandeira liberiana ‘Krasnodar’.

Chegada às 18h em Natal.



SEQUESTRADOR LIBERA REFÉM

Homem que ocupou hotel e manteve mensageiro algemado,
se entrega após horas de negociação

Após sete horas de sequestro, o ex-candidato a vereador Jac Souza Santos liberou o refém do Hotel Saint Peter, na região central de Brasília, e se entregou à polícia na tarde de ontem. O sequestrador, depois de se hospedar no hotel, rendeu o mensageiro do estabelecimento, chamado Ailton, e mandou que os hóspedes deixassem o local, informando que seria um ato de terrorismo. Durante todo o tempo, ele manteve o refém em um quarto do 13º andar com um colete que aparentava conter explosivos. Santos foi encaminhado à Delegacia de Polícia.

A Polícia Civil do Distrito Federal informou que policiais enviados a Tocantins para pesquisar a vida do sequestrador encontraram na casa da família dele, em Palmas, uma carta de despedida. No texto, ele pede desculpa à mãe e a outros parentes, diz que seu ato é de “desespero” e que após “a tempestade vem a bonança”, relatou o chefe da Divisão de Comunicação da Polícia Civil do DF, o delegado Paulo Henrique Almeida.

A Polícia Civil informou que cerca de 150 agentes atuaram nas tentativas de obter a rendição do sequestrador e salvar o refém. Aproximadamente 100 desses homens eram da Polícia Civil, que participou com diversas de suas divisões, como a Divisão de Operações Aéreas, a Divisão de Resgate e a Divisão de Especialistas Antibombas.

A Polícia Federal deu apoio na área de inteligência; a Polícia Militar, em inteligência e segurança do perímetro isolado; e a Agência Brasileira de Inteligência, na área de inteligência.

Apesar das reivindicações mostrarem revolta do bandido com posições do PT, como a oposição à extradição de Battisti, a Polícia disse que a escolha do hotel foi aleatória. Ainda segundo o delegado Almeida, a escolha do 13º andar do hotel teve conotação política, pois 13 é o número eleitoral do PT.

No ano passado, o hotel foi centro de uma polêmica durante julgamento do mensalão, pois ofereceu emprego ao ex-ministro José Dirceu, condenado no processo. O registro de candidaturas na Justiça Eleitoral  de Tocantins mostra que Jac era filiado ao Partido Progressista numa coligação com o PSDB e foi candidato a vereador na cidade de Combinado em 2008. Não conseguiu ser eleito, mas foi chegou a ocupar o cargo de secretário de agricultura do município. Familiares mostraram-se surpreso com a atitude dele. Ontem mesmo, a mãe ligou da Delegacia local pedindo que ele se entregasse e poupasse a vida do refém, o que ocorreu horas depois.


DILMA ABRE VANTAGEM SOBRE MARINA


Pesquisa MDA, contratada pela Confederação Nacional do Transporte, e divulgada ontem, mostra que a presidente Dilma Rousseff ampliou a vantagem que tinha em relação a Marina Silva no primeiro turno da corrida ao Palácio do Planalto. Dilma subiu de 36% para 40,4% das intenções de voto. Marina oscilou de 27,4% a 25,2%, no limite da margem de erro na comparação para a sondagem divulgada no dia 23 de setembro. O candidato do PSDB, Aécio Neves, oscilou de 17,6% para 19,8%, também no limite da margem de erro (2,2 pontos porcentuais).

No principal cenário de disputa para segundo turno, Dilma venceria Marina por nove pontos de vantagem. A petista tem 47,7% contra 38,7% da candidata do PSB. No levantamento anterior, Dilma tinha 42% e Marina, 41%, em situação de empate técnico.

Na disputa entre Dilma e Aécio, a presidente também ampliou a diferença e se reelegeria com 49,1% contra 36,8% do tucano. A petista tinha 45,5% contra 36,5% do tucano.

Na pesquisa espontânea, Dilma tem 36,7% das intenções de voto, seguida de Marina com 22,5% e Aécio 17,5%. De acordo com a MDA, 80,8% dos consultados disseram que a decisão é definitiva. Somente 18,5% admitiram mudar o voto. Dilma e Marina tem o maior potencial para receber os votos dos 6,4% que se declararam indecisos.

A avaliação positiva do governo melhorou um pouco. Subiu de 37,3% na pesquisa anterior para 41%. A negativa caiu de 25,1% para 23,5%.

A pesquisa mostra que, para 63,3% dos entrevistados, a forma de atuar do próximo presidente precisa mudar total ou parcialmente. Do total, 38,8% disseram que o próximo presidente precisa mudar “a maioria das ações” e 24,5% afirmaram que é preciso mudar “totalmente a forma atual de governar”.

De acordo com a pesquisa CNT/MDA, 25,7% dos entrevistados pediram que a maioria das ações seja mantida e 9,5% disseram que é preciso manter totalmente a forma atual de governar. O porcentual dos que não souberam ou não responderam a pergunta somou 1,5%.

O porcentual de entrevistados pela pesquisa que disse estar “muito interessado na eleição” oscilou dentro da margem de erro e atingiu 23,6%. No último levantamento MDA, divulgado na segunda-feira passada, 22, o índice era de 21,7%.

Dos consultados, 29,9% declararam ter “interesse médio na eleição”, também uma oscilação em relação à última sondagem (29,7%). Os que disseram estar “pouco interessados” no pleito passaram de 29,8% na semana passada para 28% na atual sondagem. Já o porcentual dos que afirmaram não ter “nenhum interesse” na eleição oscilou de 18,5% para 18,3%. Apenas 0,1% não souberam ou não responderam a pergunta.

Também cresceu o percentual de eleitores que acreditam que a atual presidente será reeleita: de 51,2% para 61%. Já o total de entrevistados que aposta na vitória de Marina caiu de 29,2% para 21,6% e o percentual daqueles que acreditam que Aécio será eleito presidente passou de 7,7% para 8,3%. 

Foram entrevistados 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 unidades federativas das cinco regiões do País, nos dias 27 e 28 de setembro. A margem da pesquisa de erro é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-00992/2014.


Ibope
Hoje à noite,  o Jornal Nacional da Rede Globo, divulga  mais uma pesquisa de intenção de votos para presidente da República feita pelo Ibope. A pesquisa, encomendada pelo jornal O Estado de S.Paulo e a TV Globo, revelará ainda os dados da simulação de segundo turno, avaliação do governo e taxas de rejeição dos candidatos. No início da noite desta terça-feira também está prevista uma nova pesquisa do Datafolha.

Os últimos levantamentos mostraram uma recuperação da presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT), simultaneamente a uma perda de fôlego de Marina Silva (PSB) e a uma certa estabilidade de Aécio Neves (PSDB).

De acordo com as pesquisas Ibope, Dilma passou 36% para 38% na semana passada; Marina oscilou de 30% para 29%; e Aécio Neves permaneceu no patamar dos 19%. No segundo turno, Dilma e Marina estavam empatadas em 41%.

Já o Datafolha divulgado na sexta-feira (26), mostrou Dilma com 40% das intenções de voto, três pontos acima da pesquisa anterior. Marina recuou três pontos e ficou em 27%. Aécio oscilou um ponto, passando para 18%. Na simulação de segundo turno, Dilma reverteu vantagem de Marina e abriu 4 pontos de vantagem.

A partir de agora, a disputa fica mais acirrada pois existe a possibilidade de a  presidente ganhar a eleição no primeiro turno, coisa que não acontece desde 1998, quando foi aprovado o instituto da reeleição para que o então presidente Fernando Henrique Cardoso pudesse dar sequência  à implementação das políticas de consolidação do Plano Real. FHC deixou o governo com uma inflação anual de 12% e não conseguiu evitar a derrotad do PSDB para o petista Luiz Inácio Lula da Silva. 

As pesquisas desta semana trarão um quadro mais próximo da realidade das ruas.


SECA: GOVERNO DECRETA EMERGÊNCIA E ESTIMA PREJUÍZO DE R$ 4,6 BILHÕES


O Governo do Rio Grande do Norte decretou, nesta terça-feira (30), situação de emergência por 180 dias em 145 municípios do interior do estado devido à estiagem e aos baixos níveis dos reservatórios de água pelo interior. De acordo com o decreto, a Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) apontou para a continuidade do grave quadro na estiagem, com a maior parte dos reservatórios com percentual de armazenamento inferior a 50% de sua capacidade máxima. Dentre esses, quinze açudes têm armazenamento inferior a 10%. Esta é a sétima publicação seguida sobre o tema.

O último decreto que tratava sobre emergência devido à seca havia vencido no dia 14 de setembro. O Governo temia pela morosidade em publicação e novo decreto (que ainda estava sob avaliação) porque a continuidade de alguns projetos de combate à seca dependiam dele, como o programa de venda de milho em balcão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Nas justificativas para o novo decreto por 180 dias, o Governo lembrou o relatório elaborado pela Caern que aponta colapso no sistema de abastecimento de água em cinco Municípios do Estado do Rio Grande do Norte em razão da escassez de água, alé de mais oito Municípios poderão ter seus sistemas de abastecimento paralisados até dezembro de 2014.

Além disso, o Governo também explicou que o diagnóstico de chuvas formulado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) aponta para uma queda de 35% na média de chuvas e que o inverno, até o presente momento, não está com índices pluviométricos capazes de contribuir para a formação de estoques de água nos principais reservatórios do estado.

Segundo o Executivo, a estimativa da Secretaria de da Agricultura para o ano de 2014 é de prejuízo de R$ 4,6 bilhões na produção agropecuária do estado, o que representa uma redução de quase 57% na contribuição do setor rural para a formação do Produto Interno Bruto (PIB) potiguar, se comparada a uma situação de normalidade das condições climáticas.

Como a validade do decreto é de seis meses, esse será o último da gestão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), que não disputa a reeleição e deixará o comando do Governo no fim deste ano.

Confira a lista dos municípios que estão em situação de emergência:

1) Acari, 2) Assu, 3) Afonso Bezerra, 4) Água Nova, 5) Alexandria, 6) Almino Afonso, 7) Alto dos Rodrigues, 8) Angicos, 9) Antônio Martins, 10) Apodi, 11) Areia Branca, 12) Baraúnas, 13) Barcelona, 14) Bento Fernandes, 15) Bodó, 16) Brejinho, 17) Boa Saúde, 18) Bom Jesus, 19) Caiçara do Norte, 20) Caiçara do Rio do Vento, 21) Caicó, 22) Campo Redondo, 23) Caraúbas, 24) Carnaúba  dos Dantas, 25) Carnaubais, 26) Cerro-Corá, 27) Coronel Ezequiel, 28) Campo Grande, 29) Coronel João Pessoa, 30) Cruzeta, 31) Currais Novos, 32) Doutor Severiano, 33) Encanto, 34) Equador, 35) Espírito Santo, 36) Felipe Guerra, 37) Fernando Pedroza, 38) Florânia, 39) Francisco Dantas, 40) Frutuoso Gomes, 41) Governador Dix-Sept Rosado, 42) Grossos, 43) Guamaré, 44) Ielmo Marinho, 45) Ipanguaçu, 46) Ipueira, 47) Itajá, 48) Itaú, 49) Jaçanã, 50) Jandaíra, 51) Janduís, 52) Japi, 53) Jardim de Angicos, 54) Jardim de Piranhas, 55) Jardim do Seridó, 56) João Câmara, 57) João Dias, 58) José da Penha, 59) Jucurutu, 60) Jundiá, 61) Lagoa Nova, 62) Lagoa Salgada, 63) Lagoa d'Anta, 64) Lagoa de Pedras, 65) Lagoa de Velhos, 66) Lajes Pintadas, 67) Lajes, 68) Lucrécia, 69) Luís Gomes, 70) Major Sales, 71) Marcelino Vieira, 72) Martins, 73) Messias Targino, 74) Monte das Gameleiras, 75)  Monte Alegre, 76) Mossoró, 77) Nova Cruz, 78) Olho d’Água dos Borges, 79) Ouro Branco, 80) Passagem, 81) Paraná, 82) Paraú, 83) Parazinho, 84) Parelhas, 85) Passa e Fica, 86) Patu, 87) Pau dos Ferros, 88) Pedra Grande, 89) Pedra Preta, 90) Pedro Avelino, 91) Pendências, 92) Pilões, 93) Poço Branco, 94) Portalegre, 95) Porto do Mangue, 96) Serra Caiada, 97) Rafael Fernandes, 98) Rafael Godeiro, 99) Riacho da Cruz, 100) Riacho de Santana, 101) Riachuelo, 102) Rodolfo Fernandes, 103) Ruy Barbosa, 104) Santa Cruz, 105) Santa Maria, 106) Santana do Matos, 107) Santana do Seridó, 108) Santo Antônio, 109) São Bento do Norte, 110) São Bento do Trairi, 111) São Fernando, 112) São Francisco do Oeste, 113) São João do Sabugi, 114) São José do Campestre, 115) São José do Seridó, 116) São M. do Gostoso, 117) São Miguel, 118) São Paulo do Potengi, 119) São Pedro, 120) São Rafael, 121) São Tomé, 122) São Vicente, 123) Senador  Elói de Souza, 124) Serra Negra do Norte, 125) Serra de São Bento, 126) Serra do Mel, 127) Serrinha dos Pintos, 128) Serrinha, 129) Severiano Melo, 130) Sítio Novo, 131) Taboleiro Grande, 132) Taipu, 133) Tangará, 134) Tenente Ananias, 135) Tenente Laurentino Cruz, 136) Tibau, 137) Timbaúba dos Batistas, 138)  Touros, 139) Triunfo Potiguar, 140) Umarizal, 141) Upanema, 142) Várzea, 143) Venha-Ver, 144) Viçosa, 145) Vera Cruz.


A PARTIR DE HOJE, ELEITOR SÓ PODE SER PRESO EM FLAGRANTE DELITO


A legislação eleitoral prevê que, a partir de hoje (30) e até 48 horas após o encerramento das eleições, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo-conduto.

Caso haja eleição em segundo turno para presidente da República ou governador, previsto para o dia 26 de outubro, a proibição da prisão de eleitor passa a valer a partir do dia 21 de outubro e também vigora até 48 horas depois do encerramento da votação.


A determinação está no Código Eleitoral, art. 236, caput. (Lei nº 4.737/1965).

BANCÁRIOS ENTRARAM EM GREVE NO RN A PARTIR DESTA TERÇA-FEIRA (30)

Informação foi confirmada pelo sindicato da categoria.
Bancários não aceitaram a proposta de reajuste de 7%; eles querem 35%.

Os bancários do Rio Grande do Norte decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (30). A decisão é nacional e a adesão no estado foi tomada por unanimidade em assembleia realizada no dia 23 na sede do sindicato, em Natal. A categoria negou a proposta de 7% oferecida pelos banqueiros.

Na pauta entregue em agosto, a categoria reivindica um reajuste de 35%, além da reposição das perdas acumuladas desde a implantação do Plano Real (1994), que em alguns casos ultrapassam 90%. A pauta vai além de aumento salarial. Os bancários também exigem o fim do assédio moral e das metas abusivas nas agências, a isonomia entre funcionários novos e antigos e a contratação imediata de mais trabalhadores.


Nesta segunda-feira (29), o Procon do Rio Grande do Norte notificou o Sindicato dos Bancários do estado para garantir efetivo mínimo de 30% de funcionários trabalhando durante o período de greve. A notificação preventiva do Procon orienta que, mesmo durante o movimento, os caixas eletrônicos permaneçam disponíveis com dinheiro em espécie para saque; além de realização de depósito, transferência e pagamentos e contenham envelopes para operações bancárias de forma a garantir a necessária prestação dos serviços bancários indispensáveis  à população.

FM NO CELULAR: INFORMAÇÃO E DIVERTIMENTO DE GRAÇA PARA TODOS


Por: Luis Roberto Antonik
Em: Abert

Pesquisa recente realizada pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) revela dados surpreendentes sobre a relação entre celulares e rádio.

 O resultado mostrou que, no Brasil, o rádio FM tem forte presença em celulares econômicos: 87% dos modelos vendidos têm receptores de rádio integrado aos aparelhos. O índice demonstra a necessidade de o consumidor possuir acesso rápido a notícias e entretenimento sem gastar nada por isso. Os pacotes de internet, mesmo oferecendo preços mais acessíveis que em anos anteriores, ainda contam com restrições de download (MB) e velocidade (Mbps) e podem impedir a população de consumir streaming.

 Já nos celulares de 1ª e 2ª linhas, o número de modelos oferecidos cai drasticamente para 33%, o que significa uma importante oportunidade de crescimento para o FM. Vale dizer que as dificuldades técnicas em colocar a antena do AM dentro dos celulares praticamente baniu este serviço dos aparelhos.

 Por outro lado, quando o assunto é internet, a pesquisa demonstrou que 91,3% das emissoras comerciais AM e FM têm sites na internet (4.227 rádios). Destas, 84,1% repetem na web aquilo que vai para o ar (3.555 rádios). Mais surpreende ainda é que apenas 1.394 rádios têm aplicativos para IOS (Apple) e Android (Google), ou seja, seus ouvintes podem escutar a rádio predileta, pela internet, no celular. Cerca de 400 rádios brasileiras não possuem site. Diante de números tão reveladores e contundentes, os radiodifusores poderiam adotar duas alternativas, como forma de valorizar informação e divertimento de graça para todos os ouvintes.

 As rádios deveriam fazer propaganda gratuita e espontânea dos aparelhos celulares que têm rádio FM integrada, tanto por meio de seus comunicadores, durante a programação da emissora, como por meio de spots confeccionados pela Abert ou por sua associação estadual, por exemplo. Também deveriam incluir matérias e folders nos seus respectivos sites, exortando os consumidores a só comprarem aparelhos celulares com receptor FM. Para finalizar, os radiodifusores precisam mudar de postura, como, por exemplo, jamais fazerem promoções ou muito menos usarem em público celulares sem funcionalidade de FM. Por que usar um aparelho da Apple, se a empresa é contra o receptor de rádio integrado?

 Como segunda sugestão, o empresário de rádio deve investir “pesado” em simulcasting e webcasting. Deve repetir na internet, por meio das chamadas APP’s – seja via computador, tablets ou telefone celular –, o conjunto de serviços oferecidos pela emissora: áudio, chat, SMS, programação, dentre outras informações. As emissoras de maior porte já possuem APP’s para IOS e Android, no entanto, as emissoras menores ainda não têm tais funcionalidades. Preocupada com esta constatação, a Abert está desenvolvendo uma APP especial para celular, que em breve será disponibilizada gratuitamente para suas associadas de menor potência. É a garantia de vida longa ao FM.

(***) Luis Roberto Antonik (Ph.D.) é graduado em Geografia, Economia e Administração. Autor de vários livros nas áreas de finanças, matemática comercial e filosofia, é professor e executivo de empresas. Ocupa desde 2009 a diretoria-geral da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão – Abert.


IFRN ABRIU INSCRIÇÕES PARA EXAME DE SELEÇÃO 2015 NESTA TERÇA-FEIRA

São ofertadas 2.724 vagas para cursos técnicos integrados de nível médio.
Taxa custa R$ 20 e deve ser paga até o próximo dia 14 de outubro.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) abriu nesta terça-feira (30), as inscrições para a seleção dos cursos técnicos integrados, processo também conhecido como Exame de Seleção. Este ano, são ofertadas 2.724 vagas para cursos de nível médio com ingresso para o primeiro semestre letivo de 2015.

CLIQUE AQUI E VEJA A MATÉRIA COMPLETA...


1922 – O ANO DO RÁDIO


Por: José de Almeida Castro
Em: Abert

O telefone toca. Uma doce e amiga voz me pergunta: quem nasceu primeiro, o rádio ou você?

Estranho a indagação. Paro, penso um átimo e concluo relatando os fatos.  Ali no largo de São Miguel, no início da Rua da Poeira, bem no comecinho da Baixa dos Sapateiros, em casa soteropolitana, como de época, a parteira “aliviou”  dona Elzira, em 30 de junho de 1922.

O apressadinho pimpolho, José, sorria e gritava, mais alto do que o “confuso barulho” vindo de umas caixinhas de sapato, que o pai Fernando chamava de som.

O Zé não esperara e já ocupara o seu espaço. Somente menos de três meses depois, no Rio de Janeiro, na ponta do Calabouço, celebrando o primeiro centenário da Independência, com a presença do Rei da Bélgica, seu convidado de honra, o presidente Epitácio Pessoa transmitia, a uma pequena, mas significativa distância, surpreendente por não usar fios, uma mensagem concluída com os solenes termos: “Declaro inaugurada a rádio telefonia brasileira”.

Oficialmente passava a existir o Rádio no Brasil. Roquete Pinto, um médico e pesquisador de radioeletricidade para fins fisiológicos, convencera a Academia Brasileira de Ciências a apoiar a ideia de fundar a primeira emissora brasileira, aquela mesma Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, que viria a ser a PRA-2, até hoje operando.

Mas tinha que dar tempo ao tempo. O Zé, devidamente batizado na Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, já balbuciara as primeiras palavras, quando a emissora do Rio de Janeiro, com um transmissor novinho mandou para quase toda a Capital Federal sua música e suas informações.

Os fados, na indecifrável magia do etéreo, agiram nos arquétipos de Platão. E o menino seguiu o que estava escrito: foi viver com o rádio.  E assim, de certa forma, está até hoje.

“Se lá no assento etéreo, onde subiste,
memória desta vida se consente,
não te esqueças daquele amor ardente,
que já nos olhos meus tão puro viste”.

(Camões)

(***) José de Almeida Castro é jornalista e escritor. Foi presidente da Abert entre 1972-1974 e  presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR)  por quatro mandatos. Nasceu em 30 de junho de 1922, mesmo ano da primeira transmissão de rádio no Brasil.


segunda-feira, 29 de setembro de 2014

POLÍCIA IDENTIFICA SUSPEITO DE TERRORISMO EM HOTEL DE BRASÍLIA


O homem que invadiu um quarto do Hotel St.Peter, região central de Brasília, pede a extradição do ex-ativista italiano Cesare Batistti e a aplicação prática da Lei da Ficha Limpa como condições para soltar o refém. De acordo com a Polícia Civil, o homem deu o prazo até às 18h para que as exigências sejam cumpridas, caso contrário ele ameaça acionar o colete explosivo que foi colocado na vítima. Porém, a todo momento ele sinaliza que pode fazer isso antes.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, o homem foi identificado como Jac Souza dos Santos, 30 anos, filiado ao PP (Partido Progressista) do município de Combinado (TO), desde 2007. No município ele chegou chegou a ocupar o cargo de secretário municipal de agricultura e agropecuária. Em 2008, candidatou-se ao cargo de vereador. Ele não tem antecedentes criminais e estaria atualmente trabalhando em uma campanha eleitoral.

O homem, que está armado, determinou que todos os hóspedes do hotel deixassem os quartos, enquanto fixou um colete com explosivos no mensageiro do hotel. Polícia e Bombeiros estão no local, mas não há informações sobre feridos.

A ação do criminoso começou por volta das 7h30, quando ele fez o check-in e adentrou o local como hóspede. Pouco depois, ele algemou e vestiu um colete onde haveria dinamites em um funcionário do hotel, seguindo para o 13º andar. Depois, foi até cada quarto ordenando que os hóspedes levassem os pertences e saíssem do hotel. De acordo com os Bombeiros, aproximadamente 300 pessoas estavam no hotel.

Não há confirmação se o colete realmente está com explosivos, apesar de objetos cilíndricos, que lembram bananas de dinamite, estarem presas ao mensageiro.

(***) FONTE: Tribuna do Norte


MELANCÓLICO FIM DA REVISTA “VEJA”, DE MINO A BARBOSA


Uma das histórias mais tristes e patéticas da história da imprensa brasileira está sendo protagonizada neste momento pela revista semanal "Veja", carro-chefe da  Editora Abril, que já foi uma das maiores publicações semanais do mundo.

Criada e comandada nos primeiros dos seus 47 anos de vida, pelo grande jornalista Mino Carta, hoje ela agoniza nas mãos de dois herdeiros de Victor Civita, que não são do ramo, e de um banqueiro incompetente, que vão acabar quebrando a "Veja" e a Editora Abril inteira do alto de sua onipotência, que é do tamanho de sua incompetência.

Para se ter uma ideia da política editorial que levou a esta derrocada, vou contar uma história que ouvi de Eduardo Campos, em 2012, quando ele foi convidado por Roberto Civita, então dono da Abril, para conhecer a editora.

Os dois nunca tinham se visto. Ao entrar no monumental gabinete de Civita no prédio idem da Marginal Pinheiros, Eduardo ficou perplexo com o que ouviu dele. "Você está vendo estas capas aqui? Esta é a única oposição de verdade que ainda existe ao PT no Brasil. O resto é bobagem. Só nós podemos acabar com esta gente e vamos até o fim".

É bem provável que a Abril acabe antes de se realizar a profecia de Roberto Civita. O certo é que a editora, que já foi a maior e mais importante do país, conseguiu produzir uma "Veja" muito pior e mais irresponsável depois da morte dele, o que parecia impossível.

A edição 2.393 da revista, que foi às bancas neste sábado, é uma prova do que estou dizendo. Sem coragem de dedicar a capa inteira à "bala de prata" que vinham preparando para acabar com a candidatura de Dilma Rousseff, a uma semana das eleições presidenciais, os herdeiros Civita, que não têm nome nem história próprios, e o banqueiro Barbosa, deram no alto apenas uma chamada: " EXCLUSIVO - O NÚCLEO ATÔMICO DA DELAÇÃO _ Paulo Roberto Costa diz à Polícia Federal que em 2010 a campanha de Dilma Rousseff pediu dinheiro ao esquema de corrupção da Petrobras". Parece coisa de boletim de grêmio estudantil.

O pedido teria sido feito pelo ex-ministro Antonio Palocci, um dos coordenadores da campanha da então candidata Dilma Rousseff, ao ex-diretor da Petrobras, para negociar uma ajuda de R$ 2 milhões junto a um doleiro que intermediaria negócios de empreiteiras fornecedoras da empresa.

A reportagem não informa se há provas deste pedido e se a verba foi ou não entregue à campanha de Dilma, mas isso não tem a menor importância para a revista, como se o ex-todo poderoso ministro de Lula e de Dilma precisasse de intermediários para pedir contribuições de grandes empresas. Faz tempo que o negócio da "Veja" não é informar, mas apenas jogar suspeitas contra os líderes e os governos do PT, os grandes inimigos da família.

E se os leitores quiserem saber a causa desta bronca, posso contar, porque fui testemunha: no início do primeiro governo Lula, o presidente resolveu redistribuir verbas de publicidade, antes apenas reservadas a meia dúzia de famílias da grande mídia, e a compra de livros didáticos comprados pelo governo federal para destinar a escolas públicas.

Ambas as medidas abalaram os cofres da Editora Abril, de tal forma que Roberto Civita saiu dos seus cuidados de grande homem da imprensa para pedir uma audiência ao presidente Lula. Por razões que desconheço, o presidente se recusava a recebê-lo.

Depois do dono da Abril percorrer os mais altos escalões do poder, em busca de ajuda, certa vez, quando era Secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República, encontrei Roberto Civita e outros donos da mídia na ante-sala do gabinete de Lula, no terceiro andar do Palácio do Planalto."

"Agora vem até você me encher o saco por causa deste cara?", reagiu o presidente, quando lhe transmiti o pedido de Civita para um encontro, que acabou acontecendo, num jantar privado dos dois no Palácio da Alvorada, mesmo contra a vontade de Lula.

No dia seguinte, na reunião das nove, o presidente queria me matar, junto com os outros ministros que tinham lhe feito o mesmo pedido para conversar com Civita. "Pô, o cara ficou o tempo todo me falando que o Brasil estava melhorando. Quando perguntei pra ele porque a "Veja" sempre dizia exatamente o contrário, esculhambando com tudo, ele me falou: `Não sei, presidente, vou ver com os meninos da redação o que está acontecendo´. É muita cara de pau. Nunca mais me peçam pra falar com este cara".

A partir deste momento, como Roberto Civita contou a Eduardo Campos, a Abril passou a liderar a oposição midiática reunida no Instituto Millenium, que ele ajudou a criar junto com outros donos da imprensa familiar que controla os meios de comunicação do país.

Resolvi escrever este texto, no meio da minha folga de final de semana, sem consultar ninguém, nem a minha mulher, depois de ler um texto absolutamente asqueroso publicado na página 38 da revista que recebi neste final de semana, sob o título "Em busca do templo perdido".

Insatisfeitos com o trabalho dos seus pistoleiros de aluguel, os herdeiros e o banqueiro da "Veja" resolveram entregar a encomenda a um pseudônimo nominado "Agamenon Mendes Pedreira".

Como os caros leitores sabem, trabalho faz mais de três anos aqui no portal R7 e no canal de notícias Record News, empresas do grupo Record. Nunca me pediram para escrever nem me proibiram de escrever nada. Tenho aqui plena autonomia editorial, garantida em contrato, e respeitada pelos acionistas da empresa.

Escrevi hoje apenas porque acho que os leitores, internautas e telespectadores, que formam o eleitorado brasileiro, têm o direito de saber neste momento com quem estão lidando quando acessam nossos meios de comunicação.

(***) FONTE: Balaio do Koscho / R7


(**) No blog Balaio do Kotscho, cabe qualquer assunto. Quem manda é o freguês. Paulista, paulistano e são-paulino, Ricardo Kotscho, 65, é repórter desde 1964. Já trabalhou em praticamente todos os principais veículos da imprensa brasileira, nas funções de repórter, repórter especial, editor, chefe de reportagem, colunista, blogueiro e diretor de jornalismo. É atualmente comentarista do Jornal da Record News e repórter especial da revista Brasileiros.

NAS ELEIÇÕES DA PLENÁRIA ELEITORAL DA FITERT EM BRASÍLIA, “ZÉ ANTONIO” É ELEITO POR UNANIMIDADE COORDENADOR DA FEDERAÇÃO.


Nos dias 26, 27 e 28 de Setembro aconteceu em Brasília – DF, a Plenária Eleitoral da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão - FITERT. Evento que contou com a participação das delegações dos 26 Estados e também do Distrito Federal.




Um encontro verdadeiramente proveitoso, onde se encontraram radialistas de todo o Brasil que trocaram ideias e falaram de suas experiências no mundo da comunicação.




O Estado do Rio Grande do Norte foi representado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão, Televisão e Publicidade do Rio Grande do Norte - SINTERT-RN, que levou uma delegação formada por dez radialistas norte-rio-grandenses. Assim foi composta a delegação do RN: Presidente do SINTERT-RN Jailson Gomes de Oliveira, Vice Presidente do SINTERT-RN Galdino Neto, Radialistas Luiz Gonzaga de Oliveira Filho, Valmir Mangabeira Marques, Geraldo Pereira de Lima, Éder Jandson Máximo, Willians de Oliveira Ramos, José Genival Pereira da Fonseca, Francisco de Assis Sobrinho e Francisco Canindé Venâncio.





A eleição ocorreu no último sábado (27.09), no auditório do Naoum Plaza Hotel em Brasília – DF. Na eleição 2014 da Plenária, por unanimidade, José Antônio Jesus da Silva "Zé Antônio" (SP) - foi eleito Coordenador.



E assim ficou a composição da nova diretoria, da executiva e do conselho fiscal.




José Antônio Jesus da Silva "Zé Antônio" (SP) - Coordenador
Everaldo Santos Monteiro (BA) – Vice Coordenador
Andréa Bussolo Araújo (RJ) - Secretária Geral
José Alves do Nascimento Filho "J. Filho" (PI) - Tesoureiro
Antônio Araújo (PA) - Secretário de Formação
Antônio Fernando Cabral Ferreira "Cabral" (SE) - Secretário de Política Sindical
Tereza Cristina Costa (PE) - Secretária de Política da Mulher
José Catarino do Nascimento "Nascimento Silva" (MG) - Secretário de Imprensa
José Henrique Rodrigues (RS) - Secretário de Registro Profissional
Miguel Joaquim de Novaes Filho "Miguel Novaes" (GO) - Secretário de Política Internacional
Carlos Alberto de Macedo Paes (DF) - Secretário de Política Social
Celene Rodrigues Lemos (DF) - Secretária de Política Institucional
Mário Castro Ferreira (ES) - Secretário de Saúde e Segurança do Trabalhador

Suplentes da Executiva
Jaílson Gomes de Oliveira (RN)
José dos Santos Freitas "J. Kerly" (MA)
José Alves de Barros Júnior "D. Barros" (Roraima)
Elias Reis (Ilhéus)
Sérgio Ipoldo Guimarães (SP)
João dos Reis (SP)
Maurílio de Melo Pinheiro (BA)
Ed Wilson Silva (GO)
Marcos Denir Marques Braga (DF)

Conselho Fiscal
Manoel Vicente dos Santos "Kid Noel" (MT)
Paulo Márcio Lopes Morel (MS)
Alvimar Soares dos Reis (MG)
José Maria Silva (AP) - Suplente
Francisco de Castro Silva "Franck de Castro" (PA) - Suplente
Charles Grammelick Franskoviaki (ES) – Suplente






Flashes da eleição:










Delegações participantes: