terça-feira, 23 de setembro de 2014

GUAMARÉ PARTICIPA DE OFICINA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA EM SALVADOR – BA.


Realizou-se nos dias 18 e 19 de Setembro a 1ª Oficina Regional da Rede de Gestores de Politicas Publicas de Economia Solidaria.




O Evento foi realizado na sede da Secretaria de Trabalho Emprego Renda e Esporte do Estado da Bahia, com representantes dos Estados de Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Maranhão, Ceara, Paraíba, Piauí, e Rio Grande do Norte.




A Oficina Regional teve como tema, “Construindo um Plano Nacional da Economia Solidária” para promover o direito de produzir de forma associativa e sustentável.




O Sr. Nilton Vasconcelos, Secretário de Trabalho e Renda da Bahia deu as boas vindas aos representantes dos estados do Nordeste, destacou o objetivo do evento, no qual visa construir um plano associativo e solidário, trazendo assim para todos que produzem nas mais diversas áreas da economia, a oportunidade de crescer de forma sustentável, nas suas próprias especialidades.






Dentro dos demais convidados para esta oficina, também se fizeram presentes os senhores: Roberto Marinho, Secretário Adjunto da Sec. Nacional de Economia Solidária, Milton Barbosa, Secretario Executivo da Rede de Gestores de Políticas Públicas , Reynaldo Sorbille, representantes da Unitrabalho da Bahia e Sergio Tércio, representante do Conselho Estadual de Cooperativismo da BA.






Durante os dias 18 e 19 foram discutidos em plenária as propostas de cada estado e seus municípios conforme as conferências territoriais e estaduais de toda região do nordeste, formado os eixos temáticos e foram analisados e aprovados os programas que devem beneficiar todos os estados da referida região.




O Estado do Rio Grande do Norte enviou três representantes: a pedagoga e coordenadora Maria José, da cidade de Currais Novos, Ilo Marinho de Carvalho, Secretário de Agricultura e Pesca e engenheiro agrônomo da cidade de Tangará, José de Arimatéia Miranda da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, gestor e delegado da economia solidaria em Guamaré.




Na apresentação da plenária o Sr. José de Arimatéia Miranda destacou uma politica pública e participativa dentro dos eixos temáticos apresentados, destacou o empenho do Secretário de Desenvolvimento Agrário de Guamaré na pessoa do Sr. José Arimatéia Gomes e o apoio do Prefeito Hélio Willamy em acreditar em um trabalho direcionado ao desenvolvimento da economia solidária em seu município.






Após os debates foi montado um plano de ações que deverá ser apresentados na conferência nacional que ocorrerá em Novembro em Brasília - DF.


(***) TEXTO & IMAGENS: José de Arimatéia 

Nenhum comentário: