terça-feira, 9 de setembro de 2014

A CEGUEIRA DO EGOÍSMO


Uma mulher já estava há quase dois anos internada no hospital por causa de uma grave doença. Ela era frequentemente visitada pelos seus dois filhos, um mais novo e outro mais velho.

No horário de visita do hospital, os filhos estavam conversando com a mãe. De repente, a mãe começa a se sentir muito mal. Ela fica ofegante e desmaia. Os filhos chamam os enfermeiros que lhes atendem prontamente. A mãe é levada, mas não resiste e vai à óbito.

O médico veio dar a notícia da morte da mãe. Um dos filhos, o mais novo, começa a chorar descontroladamente, dizendo:
- Meu Deus, por que levou a minha mãe? Eu a amava tanto! Por que me faz ter essa dor senhor, por quê?

O outro filho, chorando, também começou a orar, mas o fez em voz baixa, dizendo:
- Senhor, apesar da minha dor, eu te agradeço ter levado a minha mãe, pois há mais de um ano ela estava sofrendo muitíssimo aqui neste hospital com sua doença. Suas dores eram muito intensas e sofridas, e foi melhor ela ter se libertado do jugo desta moléstia e ter sido acolhida nos braços do divino. Tenho certeza que ela teve uma vida muito longa e cumpriu sua missão.

Precisamos sempre tomar cuidado para que o nosso egoísmo não seja como um venda em nossos olhos e nos impeça de ver o que é melhor para o outro. O primeiro filho estava pensando apenas nele e na saudade que teria de sua mãe. Ele pensava apenas na dor da separação, mas não na dor da mãe sofrendo no hospital. O segundo pensou em primeiro lugar no sofrimento da mãe no hospital, e mesmo com a tristeza diante da morte de uma pessoa tão querida e amada, agradeceu o alívio da dor de sua mãe.

Não permita que o egoísmo te faça ver sempre as suas necessidades, as suas dores, e não o bem estar do outro.

Autor: Hugo Lapa


Nenhum comentário: