segunda-feira, 22 de setembro de 2014

OS 252 CANDIDATOS FICHA SUJA NAS ELEIÇÕES 2014


252 candidatos a cargos eletivos em todo o Brasil estão barrados pela Lei da Ficha Limpa em 2014. De acordo com a Lei, ficam inelegíveis os candidatos que tiverem suas contas rejeitadas por ato intencional (ou "doloso") de improbidade administrativa quando exerciam cargos ou funções públicas, ou que foram condenados por determinados crimes em órgãos colegiados.

No caso das contas, é necessária a comprovação de que a irregularidade seja incorrigível, ou "insanável" e que e o ato ilegal seja considerado como improbidade administrativa. Também podem ser barrados os políticos que tiveram mandato cassado ou que renunciaram para escapar de processo de cassação. A palavra final se o candidato é "ficha suja" ou "ficha limpa" é da Justiça eleitoral. Mas o caso pode parar até no Supremo Tribunal Federal (STF).

A rejeição da candidatura não tira o político da corrida eleitoral e permite que ele siga com a campanha até a votação caso não tenham se esgotado todas as possibilidades de recurso. Se a situação dele não for regularizada, seus votos serão considerados inválidos.

O estado que mais reúne os chamados fichas sujas é São Paulo.

Atualização. Antes com 253 nomes, a lista foi reduzida para 252 após o deputado federal Wilson Filho (PTB-PB) conseguir esta semana, junto ao TSE, o deferimento de sua candidatura.

Clique aqui e confira a lista dos 252 impugnados pela Lei da Ficha Limpa por Estado e partido.


Nenhum comentário: