sábado, 14 de janeiro de 2012

RESULTADO DO SISU JÁ ESTÁ DISPONÍVEL



A divulgação do resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estava prevista para domingo, dia 15, mas candidatos já conseguem ver o resultado desde as 12h desta sexta-feira. Nesta tarde, na comunidade "Vestibulandos de Medicina”, na rede social Orkut, alguns deles relatavam que estavam acessando a primeira chamada da seleção após fazer várias atualizações na página, antes de o MEC oficializar a divulgação. Procurado pelo iG, o MEC informou que o resultado foi antecipado.

A candidata de São Vicente, no litoral de São Paulo, Camila Cintra, de 18 anos, enviou ao iG a reprodução da página do Sisu com o resultado obtido. Ela gostaria de cursar Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mas por ter uma nota menor que a exigida, optou por concorrer em primeira chamada para Ciências Biológicas. “Eu fiquei sabendo que o resultado já estava disponível por essa comunidade e fiquei tentando até conseguir”, conta. Camila passou em primeiro lugar.
Outros depoimentos parecidos com o de Camila foram compartilhados na comunidade no Orkut. Víctor Vieira comemorou a aprovação em Medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC), em 37º lugar, enquanto Gabriel Pinheiro postou que foi aprovado na mesma universidade.

iG consultou o Ministério da Educação sobre o resultado durante a tarde e, após negar falha, a assessoria informou que técnicos do MEC começaram a trabalhar os resultados do Sisu imediatamente após o encerramento do processo de inscrição às 23h59 de quinta-feira. A partir do meio-dia, os resultados já estavam prontos para a divulgação e foi dado início ao processo de sincronização das máquinas. Desta hora em diante, foi possível a alguns candidatos acessar as listas e conferir seus resultados. Oficialmente, o MEC disponibilizou os resultados às 16h, horário em que foi finalizada a referida centralização.

Foram selecionados 108.527 candidatos, que têm os dias 19 e 20 de janeiro para realizar a matrícula na instituição de ensino em que foram aprovados. A documentação necessária pode ser consultada no boletim de acompanhamento do estudante, disponível no sistema ou junto às instituições. Os estudantes selecionados na primeira chamada em sua primeira opção não serão convocados na segunda chamada, mesmo aqueles que não efetivarem a matrícula.

A segunda chamada será divulgada no dia 26 de janeiro, com prazo para matrícula nos dias 30 e 31 de janeiro.

Nenhum comentário: