segunda-feira, 26 de maio de 2014

A ARTE DAS TELAS PARA AS RUAS DA CIDADE


Trabalhos de 16 artistas visuais potiguares vão ganhar as ruas de Natal em grandes painéis luminosos, de 4m2 e em frente e verso, na exposição “Arteluz”. As obras estão sendo montadas em locais estratégicos, mirando principalmente os turistas que circularão na cidade atraídos pelos jogos da Copa do Mundo.

Os painéis ficarão distribuídos pela Av. Roberto Freire, em torno do viaduto de Ponta Negra e na BR-101 (nas proximidades do estádio Arena das Dunas). A exposição completa vai poder ser vista do dia 1º de junho até 15 de julho.

Iniciativa da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, a mostra tem curadoria do artista visual Novenil Barros. Convidado pela Semsur através da Fundação Cultural Capitania das Artes, Novenil disse que tentou selecionar artistas de várias gerações, estilos e linguagens - de Newton Navarro (precursor do modernismo no Rio Grande do Norte) ao grafite.

“Uma pena não ter dado tempo da família de Navarro assinar a autorização para liberar uma obra dele”, lamentou o curador. Novenil informou que também deu prioridade aos artistas que mandaram as obras primeiro. “Enviei convites para 60 artistas”, completou.

Newton Navarro ficou de fora da “Arteluz”, mas Dorian Gray Caldas, outro expoente das artes plásticas no Estado, participa com a obra “Canto do mangue”. Completam o time Vicente Vitoriano, Carlos Sérgio Borges, Ana Selma, Pedro Pereira, Civone Medeiros, Andruchak, João Luiz Miranda, Djalma Paixão, Mário Luciano, Pedro Ivo, Olympia Bulhões, Eli Felipe Sartief, João Andrade, Fernando Moura e Novenil Barros.        

Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Raniere Barbosa, a “Arteluz” faz parte do “projeto de decoração da Copa e tem por objetivo divulgar o artista local durante os eventos do mundial de futebol em Natal.”

A ideia surgiu a partir das críticas feitas ao painel decorativo da Copa [as bolas sob o viaduto de Ponta Negra]. Pelas redes sociais, o órgão recebeu muitas sugestões para fazer algo melhor, o que não era nada difícil.

ARTISTAS E OBRAS

Dorian Gray Caldas - Canto do Mangue
Vicente Vitoriano - Núbios
Carlos Sérgio Borges – Tudo passa e Tudo fica
Ana Selma – Tela formas indígenas
Novenil Barros – O Cajueiro é do Tamanho do Estádio
Pedro Pereira – Bolas ao Vento
Civone Medeiros – Dê bandeira
Andruchak – Alguma coisa e cor
João Luiz Miranda - Olho
Djalma Paixão – Boi de Reis
Mário Luciano – Cabeça Multicolorida
Pedro Ivo – Colagem Digital
Olympia Bulhões – Mandala Praiana
Eli Felipe Sartief - Quem somos nós?
João Andrade – Vou-me embora de Pasárgada
Fernando Moura – Madalena


Nenhum comentário: