sexta-feira, 30 de maio de 2014

NA BATIDA DO PILÃO DE RAIMUNDO NONATO

Em casa está batendo no mato está calado tem lançamento no Sebo Vermelho

Por: Itaércio Porpino
Em: Tribuna do Norte

Por sua grande contribuição como pesquisador, historiador e escritor, o martinense Raimundo Nonato da Silva (1907 – 1993) é considerado o “Câmara Cascudo do Oeste”. Segundo a Bibliografia do Rio Grande do Norte, a enciclopédia da literatura norte-rio-grandense, de Francisco Fernandes Marinho, Raimundo Nonato teve 96 livros editados e reeditados, muitos deles de importância nacional. Sua vasta obra abarca desde temas como o cangaço e lendas até tradições e costumes do povo, como no ensaio “Em casa está batendo no mato está calado”, sobre o pilão, que está sendo reeditado pela editora do Sebo Vermelho (Sebo Vermelho Edições). 

Publicado originalmente em 1961 como uma separata da Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN), a obra é, segundo Abimael Silva, a primeira e única publicação sobre o pilão feita por um autor do RN. Seu lançamento será neste sábado, 31, das 9h ao meio-dia, no Sebo Vermelho (avenida Rio Branco,  705, Cidade Alta). 

Em 30 páginas, o autor disseca o utensílio doméstico, instrumento de primeira necessidade usado por todas as civilizações antigas - desde os egípcios, romanos e gregos aos povos pré-colombianos. “O pilão de mão era usado para triturar os grãos e preparar os alimentos e ainda hoje continua útil, embora seu emprego seja menos comum”, comenta Abimael Silva, responsável pela reedição do livro, que registra muito mais que informações sobre a utilidade do pilão. 

A obra traz dados sobre a forma, nomenclatura e tipos do utensílio, além de muitas curiosidades - como sua presença no cancioneiro popular e nas brincadeiras infantis. Tem até dois parágrafos inteiros sobre os crimes praticados com mão de pilão. “Como se vê, a mão de pilão também tem sua crônica macabra, aterradora, cheia de crimes”, escreve o pesquisador.

Raimundo Nonato nasceu em Martins/RN, em 1907, e morou vários anos no Rio de Janeiro, no bairro de Botafogo, na mesma rua do também pesquisador e potiguar Oswaldo Lamartine, de quem foi muito próximo.

Ele morreu em 1993 e deixou várias obras, entre elas, “Quarteirão da Fome” (1949), “A Revolução de Trinta em Serra Negra” (1955), “Lampião em Mossoró” (1955), “Estórias de Lobisomem” (1959), “Bacharéis de Olinda e Recife” (1960), “Os Revoltosos em São Miguel” (1966), “Presença Norte-rio-grandense na Alçada Pernambucana” (1971), “Jesuíno Brilhante – O Cangaceiro Romântico” (1970) e “Calepino Potiguar” (1980).

SERVIÇO

Lançamento do livro “Em casa está batendo no mato está calado”, de Raimundo Nonato da Silva
Dia: sábado (31)
Horário: 9h às 12h
Local: Sebo Vermelho (Av. Rio Branco, 705, Cidade Alta)
Preço: R$20


Nenhum comentário: