sábado, 24 de maio de 2014

USINA FOTOVOLTAICA DE ALTO DO RODRIGUES INICIA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA


A Usina fotovoltaica de Alto do Rodrigues-UFV-AR já está disponibilizando 1.1 MW para interligação à rede de distribuição de energia elétrica. A planta, que tem capacidade instalada de 1,1 MW, teve implantação iniciada em abril de 2013, construída em terreno adjacente à Usina Termelétrica Jesus e terá capacidade para fornecer energia elétrica para 8 mil residências. A usina tem como acionista majoritário a Petrobras e a expectativa é de que gere 1,65 GWh por ano, evitando a emissão de 380 toneladas de carbono.

A construção da usina faz parte de uma iniciativa liderada pela Petrobras, dentro do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Esse projeto compreende ainda a construção de uma plataforma experimental (usina modelo), com capacidade para gerar 10 kW, no Laboratório de Eletrônica de Potência e Energias Renováveis, do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e conta com a parceria do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER).

Nessa quarta-feira (21), participantes do I Simpósio Brasil-Alemanha de Energias Renováveis-BAER foram conhecer o Projeto Piloto implantado na área adjacente à Usina Termelétrica Jesus Soares Pereira, da Petrobras. Até junho a UFV-AR deve está produzindo plenamente.

Os visitantes foram recebidos pelo diretor de Tecnologias do CTGAS-ER – Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis, Pedro Neto Nogueira Diógenes, que falou sobre a importância do projeto piloto para a expansão da produção da energia solar em todo país, aproveitando as potencialidades de cada região. A visita foi conduzida por colaboradores da Petrobras, que durante três horas detalharam o funcionamento daquela unidade.


Nenhum comentário: