Natalenses
que estão com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) negativado poderão renegociar
suas dívidas no Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon
Natal) a partir de hoje. O Procon Natal lançou ontem a campanha ‘Natal sem
dívidas’ com o objetivo de regularizar a situação de pelo menos 10% dos 110 mil
natalenses que se encontram nessa situação e sanar parte dos 240 mil débitos em
aberto - uma média de 2,4 débitos por CPF negativado.
A campanha
segue até o dia 13 de dezembro e prevê a realização de audiências de
conciliação entre credores e consumidores. O natalense que aderir à campanha,
lançada em parceria com entidades como Federação do Comércio de Bens, Serviços
e Turismo, Associação Comercial e Câmara de Dirigentes Lojistas, poderá ter
acesso a condições de pagamento diferenciadas, como taxas de juros mais baixas,
descontos, e prazo de pagamento mais longos, explica Kleber Fernandes,
coordenador geral do Procon Natal e idealizador da campanha. As condições,
segundo Kleber, no entanto, vão variar de credor para credor.
Para ser
atendido, basta o consumidor procurar a sede do Procon Natal, localizada na rua
Seridó, em Petrópolis, com a cópia do
RG, CPF, comprovantes de residência, de renda e, se possível, a fatura ou carta
de cobrança. Quem não encontrar a fatura, poderá solicitar a emissão de um
extrato de débitos no próprio Procon. O serviço será oferecido pela Câmara de
Dirigentes Lojistas no local. Pelo menos
30 empresas já aderiram à campanha e demonstraram interesse em oferecer
melhores condições de pagamento para os consumidores - entre elas está boa
parte dos bancos e todas as operadoras de telefonia móvel.
A ideia da
campanha surgiu depois que a Associação Nacional dos Executivos de Finanças,
Administração e Contabilidade (Anefac) apontou, em uma pesquisa, que a maioria
dos consumidores brasileiros - 62%, ante 61% no ano passado - pretendem
utilizar os recursos do 13º salário para pagar dívidas. “Isso fez com que o
Procon municipal tomasse a iniciativa de desenvolver esse projeto, que além de
regularizar a situação do consumidor, também ajuda o comércio no resgate do
crédito”, justificou Kleber.
O serviço
será prestado das 9h às 16h, ao longo da campanha, por servidores do Procon e
estudantes de Direito e Contabilidade do Centro Universitário do Rio Grande do
Norte (UNI-RN).
A
iniciativa, ressalta Luiz Lacerda, é importante tanto para os consumidores, que
poderão regularizar sua situação financeira, quanto para os empresários, que
terão os débitos sanados, e poderão recuperar os clientes, que se tornarão
aptos para novas compras.
Segundo a
CDL Natal, a maioria dos natalenses com CPF negativado é mulher, tem entre 50 e
64 anos, e deve até R$ 100.
Serviço: Campanha Natal sem dívidas Data
de 18 de novembro a 13 de dezembro
Local: sede do Procon Natal, na rua Seridó, número
355, Petrópolis. Horário: das 9h às
16h
Nenhum comentário:
Postar um comentário