sexta-feira, 21 de junho de 2013

DILMA REÚNE MINISTROS PARA DISCUTIR AÇÕES EMERGENCIAIS

Após noite de protestos que tomaram conta do país, presidente cancelou
duas viagens para discutir ações de urgência na área de segurança

Quinze dias após o início das manifestações populares e de uma noite de protestos que tomaram conta do país, a presidente Dilma Rousseff participa, neste momento, de uma reunião de emergência com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, no Palácio do Planalto. Dilma deve pedir a Cardozo um balanço da situação e discutir ações emergenciais na área de segurança.

Apesar de a agenda da presidente trazer apenas o nome do ministro Cardozo para a reunião, a assessoria do Palácio do Planalto afirmou que também devem participar da conversa os ministros da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. No encontro, será avaliada a possibilidade de Dilma fazer um pronunciamento oficial à nação.

Nesta quinta-feira, mais de um milhão de pessoas foram às ruas em atos realizados em mais de cem cidades do país. Apesar do espírito pacífico da maioria dos manifestantes, a violência cresceu durante os protestos: uma pessoa morreu atropelada em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo; em Brasília, a polícia precisou reprimir a tentativa de invasão e a depredação do Palácio do Itamaraty; e, no Rio, pelo menos 62 pessoas ficaram feridas.

Agenda – Os protestos obrigaram a presidente Dilma a mudar sua agenda. Ela cancelou as viagens que faria nesta sexta-feira, à Bahia e, na próxima semana, ao Japão. Vários ministros também decidiram ficar em Brasília nesta sexta-feira. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, por exemplo, que estaria em São Paulo, alterou sua agenda para "reuniões internas" em Brasília.


À tarde, a presidente deve receber dom Raymundo Damasceno Assis, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O tema "manifestações e segurança" deve também fazer parte do encontro. No mês que vem, o país receberá mais um grande evento, a Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá no Rio de Janeiro e terá a participação do papa Francisco.

Nenhum comentário: