quarta-feira, 26 de junho de 2013

EDITAL DE LICITAÇÃO PARA RECUPERAÇÃO DO COLÉGIO ATHENEU SERÁ PUBLICADO EM JULHO


O presente pelos 180 anos do Colégio Estadual do Atheneu Norte-riograndense está prestes a ser entregue. Após anos de muito abandono e descaso pelo poder público, a escola mais tradicional do Estado já possui projeto de recuperação e ampliação da estrutura concluído e o edital de licitação das obras será publicado em julho. A reforma da escola foi incluída no Plano de Ações Articuladas do Governo Federal e está avaliada na ordem dos R$ 2 milhões, contemplando a parte estrutural, hidráulica e elétrica, bem como a construção de uma área de convivência, que não existente atualmente.

Sobre a contrapartida estadual, a titular da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seec), garantiu que os recursos destinados não irão comprometer o orçamento do Estado. “É um valor simbólico. Quero acompanhar essa reforma de perto e fazer com que se torne real”, disse. “A nossa intenção era ter lançado o edital ainda no primeiro semestre, mas tivemos que fazer adequações no projeto de acessibilidade, pois o Atheneu é tombado pelo Patrimônio Histórico e não pode ter sua estrutura alterada”, explicou a secretária.

Com isso, as rampas de acessibilidade serão de madeira, revestidas por alumínio, e estarão acopladas às estruturas de alvenaria originais, sem alterar os traços arquitetônicos da escola. De acordo com Betania Ramalho, haverá recuperação completa da estrutura, incluindo a renovação da rede elétrica e da tubulação hidrosanitária, que ainda é de ferro e será substituída por tubos de PVC. Também está incluída a reforma do ginásio de esportes e a construção, no pátio interno, de um recreio coberto, com cozinha e área para refeitório.

A atual diretora da escola, Severina Targino, disse que irá acompanhar passo a passo cada detalhe que envolva a reforma e ampliação da escola. “Tudo tem que ser mantido conforme sua originalidade e o projeto desenvolvido pelo setor de Construção Escolar da secretaria dá essa possibilidade, de forma que a história desse prédio permanecerá conosco”, disse. “Só estamos esperando por esse novo momento para que o Atheneu volte a ser o que era antes, uma escola de reconhecimento e credibilidade”, afirmou.

Ainda segundo a secretária, a principal reforma da instituição de ensino já foi iniciada: a reforma pedagógica. “Desde o início do ano que o quadro de professores está completo. Foram feitas jornadas pedagógicas, oficinas de capacitação, uma verdadeira mudança no projeto pedagógico da escola”, ressaltou a secretária. Entretanto, alguns alunos ainda questionam sobre a falta de profissionais.

Para a jovem Sheila Micaele, 16, a escola possui laboratório de informática e de química funcionando, os quais nunca mais foram trabalhados com os alunos. “Não sei o porquê disso, nem a diretoria nos deu alguma explicação. Eu estou cursando o pré-vestibular e acho que essas atividades experimentais poderiam me ajudar a adquirir novos conhecimentos”, disse Sheila, que estuda na escola há três anos.

Lucas Tales, aluno da 1ª série do Ensino Médio, também questiona a situação apontada por Sheila. “Acho que os laboratórios não funcionam por falta de professores mesmo. É estranho termos tudo à nossa disposição, mas não podermos usar”, disse. Apesar de ser aluno novato na casa, Tales relatou que, em muitos casos, o ato de vandalismo dos próprios alunos acaba prejudicando ainda mais a estrutura da escola. “Não é sempre, mas os próprios estudantes depredam a escola com pichações, por exemplo”, disse.


Aproximadamente mil estudantes estão matriculados no Atheneu nos turnos compreendidos pela manhã e tarde. No turno noturno, 23 turmas foram formadas para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), desenvolvido por parceria do Ministério da Educação, Secretaria de Educação e entidades ofertantes dos cursos. No Atheneu, a entidade responsável pelos cursos profissionalizantes é a Escola Agrícola de Jundiaí, da UFRN. São 690 alunos matriculados no estudo regular durante o dia, que à noite retornam para as aulas do Pronatec. 

Nenhum comentário: