quinta-feira, 27 de junho de 2013

TENTATIVA DE FRAUDE É REGISTRADA A CADA 15,6 SEGUNDOS NO BRASIL, DIZ SERASA


No Brasil, a cada 15,6 segundos um consumidor é vítima da tentativa de fraude conhecida como roubo de identidade, quando dados pessoais são usados indevidamente para obter crédito que não será pago ou fazer negócio sob falsidade ideológica.

Foram 837.641 tentativas de crimes como este nos cinco primeiros meses do ano, segundo a Serasa Experian. O número representa uma alta de 2,3% em relação aos 818.629 casos registrados em igual período de 2012.

O setor telefonia foi o que registrou o maior número de tentativa de fraude entre janeiro e maio, com 330.920 casos –40% do total.

O segundo setor com o maior número de tentativas de fraude foi o de serviços –que compreende seguradoras, construtoras, imobiliárias e serviços em geral, como pacotes turísticos, salões de beleza etc.–, com 268.628 casos, ou 32% do total.

Já o segmento de bancos registrou 159.129 tentativas de fraude nos cinco primeiros meses do ano, representando 19% do total apurado, enquanto o varejo teve 65.643 casos, 8% do total. O restante ficou pulverizado nos demais setores da economia.

CUIDADOS

Especialistas da Serasa apontam que estão mais suscetíveis às fraudes os consumidores que tiveram seus documentos roubados.

No entanto, alertam para o fato de ser comum que as pessoas forneçam seus dados pessoais em cadastros na internet sem verificar a idoneidade e a segurança dos sites.

A estratégia mais utilizada pelos golpistas, segundo a Serasa, é comprar telefone para ter um endereço e comprovar residência, por meio de correspondência, e, assim, abrir contas em bancos para pegar talões de cheque, pedir cartões de crédito e fazer empréstimos em nome de outras pessoas.

A recomendação dos especialistas é que a pessoa não forneça seus dados pessoais para pessoas estranhas, além de nunca confirmar informações pessoais ou número de documentos pelo por telefone, tomando cuidado com promoções ou pesquisas.

Ao participar de sorteios ou promoções de lojas, é recomendável que o consumidor nunca forneça seus dados pessoais em cupons e não faça cadastros em sites que não sejam de confiança.

Ainda na internet, é preciso ter cuidado com sites que anunciam oferta de emprego ou promoções e, principalmente, nunca fornecer dados pessoais nas redes sociais.

Fonte: Folha de SP

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