No Brasil, a cada 15,6 segundos um
consumidor é vítima da tentativa de fraude conhecida como roubo de identidade,
quando dados pessoais são usados indevidamente para obter crédito que não será
pago ou fazer negócio sob falsidade ideológica.
Foram 837.641 tentativas de crimes
como este nos cinco primeiros meses do ano, segundo a Serasa Experian. O número
representa uma alta de 2,3% em relação aos 818.629 casos registrados em igual
período de 2012.
O setor telefonia foi o que registrou
o maior número de tentativa de fraude entre janeiro e maio, com 330.920 casos
–40% do total.
O segundo setor com o maior número de
tentativas de fraude foi o de serviços –que compreende seguradoras,
construtoras, imobiliárias e serviços em geral, como pacotes turísticos, salões
de beleza etc.–, com 268.628 casos, ou 32% do total.
Já o segmento de bancos registrou
159.129 tentativas de fraude nos cinco primeiros meses do ano, representando
19% do total apurado, enquanto o varejo teve 65.643 casos, 8% do total. O
restante ficou pulverizado nos demais setores da economia.
CUIDADOS
Especialistas da Serasa apontam que
estão mais suscetíveis às fraudes os consumidores que tiveram seus documentos
roubados.
No entanto, alertam para o fato de ser
comum que as pessoas forneçam seus dados pessoais em cadastros na internet sem
verificar a idoneidade e a segurança dos sites.
A estratégia mais utilizada pelos
golpistas, segundo a Serasa, é comprar telefone para ter um endereço e
comprovar residência, por meio de correspondência, e, assim, abrir contas em
bancos para pegar talões de cheque, pedir cartões de crédito e fazer
empréstimos em nome de outras pessoas.
A recomendação dos especialistas é que
a pessoa não forneça seus dados pessoais para pessoas estranhas, além de nunca
confirmar informações pessoais ou número de documentos pelo por telefone,
tomando cuidado com promoções ou pesquisas.
Ao participar de sorteios ou promoções
de lojas, é recomendável que o consumidor nunca forneça seus dados pessoais em
cupons e não faça cadastros em sites que não sejam de confiança.
Ainda na internet, é preciso ter
cuidado com sites que anunciam oferta de emprego ou promoções e,
principalmente, nunca fornecer dados pessoais nas redes sociais.
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