sexta-feira, 21 de junho de 2013

MOVIMENTO PASSE LIVRE DEFENDE PARTIDOS NOS PROTESTOS E CRITICA CARTAZES DE MANIFESTANTES


Representantes do MPL - Movimento Passe Livre, responsável por manifestação de grande repercussão e que deu origem à onda de protestos no país - afirmaram que são a favor da presença de partidos nos protestos. Mayara Vivian afirmou: "Não é uma vitória dos partidos, mas do povo, mas nunca vamos impedir ninguém de se manifestar, somos apartidários, mas não contra os partidos".
  
Em certa medida, constituiu uma "resposta" à convocação realizada pelo PT - Partido dos Trabalhadores - para o comparecimento ao ato desta quinta-feira, na Avenida Paulista, em São Paulo. No início dos protestos, eram frequentes bandeiras do PSTU e do PSOL. No entanto, a participação popular apartidária sempre foi presente e, no momento, é maioria.

A despeito de concordarem com a presença dos partidos, criticaram algumas ideologias apresentadas em cartazes nos últimos atos, declarando repúdio:

"Tem gente que não consegue nem mobilizar dez pessoas e leva uma faixa com dizeres horríveis, como coisas contra a legalização do aborto e outras. O MPL é anticapitalista e contra qualquer forma de opressão. Repudiamos várias das reivindicações feitas nos atos".

Nos últimos protestos, foram frequentes faixas contra a legalização do aborto e a favor da redução de maioridade penal, de caráter distinto do gênero do grupo, além de elevada incidência de cartazes a favor da educação, contra a corrupção e a Copa do Mundo, pautas que não são  defendidas pelo MPL. Além disto, houve  pedidos de cancelamento da PEC 37, impeachment de Renan Calheiros, Dilma e outros.


Qual é a sua posição a respeito? Em que medida as manifestações superaram a pauta do Movimento Passe Livre e quando isto se deu? A repercussão e a organização de centenas de manifestações deu-se pelo apoio ao conteúdo da causa do MPL ou pela indignação despertada nos brasileiros devido à violência contra manifestantes, bem como pela "gota d'água" que permitiu que se reivindicassem muitos outros temas? Qual percentil dos manifestantes seguiria, de fato, a ideologia do MPL? Emita sua opinião e contribua para o diálogo democrático.

Nenhum comentário: